
Entre os dias 25 de julho e 2 de agosto de 2025, acontece o CineSur, um grande festival de cinema sul-americano em Bonito, Mato Grosso do Sul. E este ano, seis filmes produzidos no estado vão disputar o Troféu Pantanal, um dos principais prêmios do evento.

Esses curtas-metragens fazem parte da Mostra MS, que valoriza o cinema feito por quem vive em Mato Grosso do Sul. Os filmes contam histórias de pessoas reais, mostram lugares conhecidos da região e abordam temas importantes da nossa cultura e do nosso dia a dia.
Os curtas que representam o estado são:
- A Última Porteira, de Rodrigo Rezende
- Eleonora, de Lígia Prieto
- Enigmas no Rolê, de Ulísver Silva
- Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha, de Daphyne Schiffer Gonzaga
- Koi e o Rio, de Maurício Copetti e Ricardo Pieretti Câmara
- Tempestade Ocre, de Deivison Pedrê
Esses filmes serão exibidos gratuitamente no Centro de Convenções de Bonito, e o público pode assistir e conhecer o trabalho de cineastas locais. A premiação com o Troféu Pantanal acontece no dia 2 de agosto, com uma grande cerimônia que será apresentada pela atriz Cláudia Ohana e pelo ator Thiago Lacerda.
O CineSur está em sua terceira edição e vai exibir 63 filmes de nove países sul-americanos, como Brasil, Argentina, Chile, Peru, Bolívia e outros. Além dos filmes, o festival terá debates, oficinas, sessões de filmes para crianças e jovens, e também homenagens a artistas que marcaram o cinema sul-americano.
Um dos destaques da abertura do festival será a exibição do filme “As Herdeiras”, do Paraguai, seguido de uma homenagem à atriz Ana Brun, conhecida por sua atuação marcante no longa.
O festival também vai oferecer cursos e atividades para quem quer aprender mais sobre cinema. Essas ações fazem parte do projeto Bonito CineSur Educa, que busca ensinar e incentivar a produção audiovisual nas escolas e comunidades da região.
O CineSur é organizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) e conta com apoio de várias instituições, como o Ministério da Cultura, Governo do Estado de MS, Fecomércio-MS, Sesc, UFMS, entre outros.
Para quem quer ver filmes diferentes, com histórias emocionantes e que valorizam o que é feito aqui no estado, essa é uma ótima oportunidade. A programação completa pode ser acessada no site bonitocinesur.com.br e nas redes sociais do evento.
