Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
22 de setembro de 2025 - 18h44
alms
CENA VIVA

Programação reúne memórias, afetos e literatura em espetáculos gratuitos para todas as idades

Festival Internacional de Teatro de Dourados segue até o fim de semana com atrações nacionais e internacionais

22 setembro 2025 - 16h39Redação
Festival reúne espetáculos gratuitos com temas como ancestralidade, literatura e afeto em Dourados até o fim de semana
Festival reúne espetáculos gratuitos com temas como ancestralidade, literatura e afeto em Dourados até o fim de semana - Foto: Divulgação
ENERGISA

Amanhã, terça-feira (23), o Festival Internacional de Teatro de Dourados (FIT) terá uma programação marcada por histórias que atravessam gerações, afetos e memórias. Pela manhã, às 8h30, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa recebe o solo (Im)Possível Memória, da artista douradense Júnia Pereira, que parte da busca pela história de sua tataravó escravizada para transformá-la em material cênico. À noite, às 19h30, no Núcleo de Artes Cênicas da UFGD, será apresentado o espetáculo Os Botões das Camisas e das Rosas, da Esboço Caótico Cia de Teatro, que emociona crianças e adultos ao tratar de temas delicados de forma lúdica.

Canal WhatsApp

Para Júnia, a arte é a forma de dar corpo ao que foi silenciado. “Meu principal objetivo foi transformar esse material íntimo em algo que pudesse ser ampliado e trazido para a esfera pública. A arte é incrível, porque nos traz a possibilidade de criar imagens e memórias daquilo que foi silenciado e ocultado”, disse. Participar do festival, segundo ela, é também um ato político. “Me sinto orgulhosa e honrada de fazer parte desse Festival, pois sabemos que produzir um evento como esse em Dourados/MS é uma prática de resistência cultural e política.”

Já a peça infantil Os Botões das Camisas e das Rosas abordará temas como morte, luto e solidão sem perder o tom leve. Para a atriz Negah Carol, a literatura é a chave. “Podemos conversar sobre qualquer assunto com as crianças, a questão está sempre no ‘Como’ e não no ‘O Que’. O ponto chave é o incentivo à leitura — escutar e ler histórias é uma forma mágica de viajar e conhecer lugares e pessoas.”

Teatro como encontro - A diretora e produtora Flávia Janiaski destacou o valor de levar o trabalho ao FIT, principalmente por ser fruto da pesquisa de egressos da UFGD. “É uma honra mostrar para toda a população de Dourados o trabalho de pesquisa e arte que desenvolvemos. Quando temos a oportunidade de gerar essa movimentação das famílias saírem de casa para ver teatro, observamos a formação de público por uma outra perspectiva. As crianças se emocionam e os adultos também, é muito bom ter essa interação.”
O festival segue até o fim de semana com apresentações locais, nacionais e internacionais, sempre com entrada gratuita. A programação pode ser acompanhada pelo Instagram @culturaufgd.

Realizado pela UFGD, Fecomércio MS e Sesc Cultura MS, o FIT conta ainda com apoio da Funaepe, UEMS e Prefeitura de Dourados.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop