
O Festival do Rio 2025 já tem seu filme de abertura definido: Depois da caçada, novo longa de Luca Guadagnino, será exibido no dia 2 de outubro no tradicional Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. O evento, que chega à sua 27ª edição, segue até o dia 12 e promete movimentar a cena cultural carioca com onze dias de cinema, debates e atividades formativas.

O thriller psicológico, distribuído pela Sony Pictures Brasil e produzido pela Amazon MGM Studios, estreia mundialmente em setembro, no Festival de Veneza, antes de chegar ao público brasileiro. Esta será a terceira vez que Guadagnino marca presença no festival carioca, depois de Me chame pelo seu nome e Melissa P..
No elenco, Julia Roberts interpreta Alma Olsson, uma professora de prestígio em uma universidade de elite dos Estados Unidos que enfrenta dilemas pessoais e profissionais capazes de revelar segredos de seu passado. Andrew Garfield também integra a produção, reforçando o peso do time de atores envolvidos.
A exibição marca a Gala de Abertura do Festival do Rio, mas os ingressos para a sessão inaugural ainda não foram liberados para venda.
Além da programação de filmes, o festival participa neste ano da Temporada França-Brasil 2025, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Como parte da iniciativa, a Universidade Federal Fluminense (UFF) vai sediar, entre 4 e 8 de outubro, oficinas teóricas e práticas de cinema com a presença de 40 estudantes e nove professores. A atividade é organizada pelo Institut Français e pelo Instituto Guimarães Rosa, com apoio dos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores do Brasil e da França.
