
Na véspera do início da 23ª edição do Festival de Inverno de Bonito, a cidade já respira o clima de um dos eventos mais aguardados do ano. Com abertura marcada para hoje (21) o festival promete uma programação diversificada que inclui grandes shows, apresentações artísticas, e um enfoque especial nas tradições e talentos locais.

A Praça da Liberdade, um dos principais pontos de encontro do evento, já está decorada e pronta para receber tanto os moradores quanto os visitantes que chegam de várias partes do país.
Vanusa Recalde, professora e moradora da cidade, expressou a emoção ao conferir os preparativos na praça ao lado dos filhos, Théo e Gael. “Ah, é tudo muito lindo! Eu acho que superou todas as expectativas, esse ano. Está muito lindo mesmo! Esse trabalho, nossa, eu achei muito bonito o trabalho artístico, a decoração”, afirmou, admirando as esculturas sustentáveis inspiradas na fauna pantaneira, que incluem representações de tuiuiú, onça e peixe.
Para Vanusa, o festival não é apenas um evento cultural, mas uma oportunidade de engajamento para a comunidade local. Ela planeja levar seus alunos para participarem das atividades, destacando a importância de envolver a população desde cedo. “O bonitense tem que participar. Tanta gente de fora vem prestigiar e o bonitense mesmo não participava. Desde pequenininho já estou trabalhando isso com as crianças. No futuro próximo, o festival também vai fazer parte da vida delas”, declarou a professora.
Professora Vanusa Recalde, moradora de Bonito, foi conferir de perto, ao lado dos filhos Théo e o Gael, os preparativos na Praça da Liberdade
Programação inclui shows nacionais e talentos locais - A expectativa em Bonito é palpável, especialmente para os shows que prometem atrair grandes públicos. Entre as atrações mais esperadas está o cantor Alexandre Pires, que se apresenta na noite de abertura. A pedagoga Vanusa destaca o entusiasmo tanto dos moradores quanto dos turistas: “Ah, todos os shows são muito esperados, mas o que está todo mundo comentando é o Alexandre Pires. Todo mundo que vem de fora pergunta: ‘vai (mesmo) ter o Alexandre Pires?’ Vai ter.”
O festival também será um palco para talentos locais, com diversas apresentações de artistas de Bonito. Na abertura, o público poderá conferir o Balé Municipal e o grupo Nossas Vozes, MS Mais Bonito, que se apresentam antes do show principal de Alexandre Pires.
Festival Bonitinho: diversão garantida para as crianças - Uma das inovações que já conquistou o público é o Festival Bonitinho, uma programação especial dedicada às crianças, que teve início na edição de 2023 e continua este ano. Gleice Pereira, que foi conferir os preparativos com seus dois filhos pequenos, elogiou a iniciativa. “Estou realmente encantada! Fazia um tempo que eu não via Bonito tão alegre, tão divertido como está. A programação também está ótima agora com o Bonitinho, pras crianças. Para a gente que tem filho é bem importante, já separei alguns dias pra poder levar as crianças. Estou adorando a decoração, o espaço, estou achando bem, bem encantador, com certeza!”, comentou.
Para Gleice, o festival é uma oportunidade de lazer para toda a família. Ela espera conseguir participar de diversos shows, dependendo da disposição dos pequenos. “Eu gosto de tudo. Quero tentar ir no Alexandre, quero no Zé Ramalho, na Sandra Sá também. Na verdade, quero ir todos os dias, agora se essas crianças vão deixar… No ano passado eu não pude, eu vim durante o dia, mas a noite eu não pude ir nos shows porque estava com a bebezinha pequena em casa. Agora vamos a família toda, vem todo mundo, com certeza. O festival é para família, para adulto, criança, para todo tipo de pessoa”, disse.
Impacto econômico e social do festival - Além de ser um grande evento cultural, o Festival de Inverno de Bonito também tem um impacto significativo na economia local. Leandro Dias, que trabalha durante o dia em um emprego formal e à noite vende brinquedos infantis na Praça da Liberdade, destacou a importância do festival para a geração de renda. “Praticamente eu acompanho desde o início da montagem. A gente aguarda com muita expectativa esse momento, que é um evento grande, nível nacional. Eu sempre estou acompanhando. Eu já trabalho aqui há dez anos, tenho visto outros festivais, mas eu acredito que pós-pandemia, esse está sendo o grande ‘boom’ do momento, é o Festival de Inverno de 2024. E a gente está se preparando praticamente o ano todo para esse evento. Acredito que vai ser o evento do ano”, afirmou.
O festival não só movimenta o comércio local, mas também gera empregos temporários e estimula setores como a economia criativa, hotéis, pousadas e restaurantes. Até o dia 25 de agosto, Bonito será o centro das atenções, reunindo cultura, lazer e desenvolvimento econômico em um só evento.
