
Chegou ao fim ontem (28), a 21ª edição do Festival de Inverno de Bonito (FIB). O evento promoveu 122 atividades culturais e foi um sucesso de público e fluxo econômico, com estimativa de 80 mil pessoas circulando em quatro dias.

Segundo o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, o evento gerou lotação da rede hoteleira. "Somos gratos ao Governo por investir na cultura e nos proporcionar um festival dessa grandeza, fortalecendo o nosso turismo e a nossa identidade cultural. Tivemos shows maravilhosos, com atividades que chegaram à área rural, geração de emprego e renda, a cidade teve 100% de lotação da rede hoteleira", observa.
Com grandes atrações do teatro e do circo, shows nacionais de Daniel, Gaby Amarantos, Vanessa da Mata e banda Ira! e a presença também de estrelas da nova geração do rap, MPB e rock, como Brô MC's, Majur, Rincon Sapiência e Macaco Bong.
Políticas públicas - Para o secretário estadual de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, o FIB 2022 foi muito inspirador, com participação expressiva do público comunidade local e turistas e fluidez e integração de todas as linguagens artísticas, com as pessoas ocupando as praças, o balneário municipal e outros locais de eventos. "Tudo isso demonstra que a cultura é o caminho a ser trilhado em direção a humanização, a uma sociedade mais democrática", pontua.
Na avaliação do coordenador-geral do evento, Vitor Samudio, o festival ganhou uma nova dimensão e se consolida no cenário nacional não apenas no aspecto cultural, mas por construir e promover a cadeia produtiva, onde todos ganham. "O FIB agrega cultura, o turismo, traz dividendos à economia local e, nesta edição, a cidade de Bonito foi tomada pelos turistas com a rede hoteleira lotada. O envolvimento do público também foi intenso, houve demanda de consumo, as pessoas felizes", disse.
