
A tradicional Festa da Padroeira de Nossa Senhora Aparecida reuniu 494 mil devotos no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), entre os dias 3 e 12 de outubro, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira, 13. Apenas no dia 12, data da padroeira do Brasil, mais de 152 mil fiéis estiveram na cidade.

O evento religioso, que marca o maior movimento anual no santuário, contou com a presença de aproximadamente 40 mil romeiros — peregrinos que cumprem promessas ou agradecem graças alcançadas.
Durante a missa solene da manhã de sábado (12), o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, fez um apelo contundente aos políticos, pedindo que votem por leis que beneficiem os mais pobres. O sermão foi acompanhado pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin, presente na celebração.
"Para muitos os pobres são invisíveis. Para outros, são criticados, chamados de vagabundos. Outros simplesmente não se importam. Que a Mãe Aparecida nos ajude, e que os eleitos votem em leis favoráveis ao povo de Deus", declarou o religioso, sob aplausos dos fiéis.
O arcebispo também pediu a intercessão da padroeira para a redução da pobreza e das desigualdades sociais. "Quando a pobreza diminui, experimentamos a paz, a convivência, a vida", afirmou.
Na manhã de hoje, o tema da desigualdade voltou à tona em encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Papa Leão XIV, no Vaticano. Em publicação nas redes sociais, Lula destacou a importância da fé aliada ao combate à pobreza e exaltou a nova exortação apostólica do pontífice.
