
Fernanda Torres brilhou no Prêmio Grande Otelo, realizado na última quinta-feira (31) no Rio de Janeiro, onde foi homenageada com o prêmio de Melhor Atriz. Durante o evento, a atriz também aproveitou a ocasião para recomendar três filmes fundamentais do cinema nacional, que considera essenciais para qualquer brasileiro.

A lista de Fernanda reflete sua profunda conexão com o cinema brasileiro, especialmente com filmes que marcaram sua carreira e o desenvolvimento da sétima arte no país. Ela também celebrou o sucesso de Ainda Estou Aqui, longa protagonizado ao lado de Selton Mello, que foi o grande vencedor da noite, conquistando 13 prêmios, superando o recorde anterior de O Palhaço (2011), que havia vencido 11. Entre os prêmios recebidos, estavam Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz e Melhor Ator.
Os 3 filmes essenciais de Fernanda Torres
O Homem do Sputnik (1959)
Considerado um clássico da comédia brasileira, este filme é estrelado por Oscarito e dirigido por Carlos Manga. A trama segue Anastácio, um homem simples que vê suas galinhas mortas por um objeto misterioso que cai em seu quintal. Ao tentar lucrar com o incidente, ele se envolve em uma confusão com espiões internacionais. O elenco conta com a participação de Jô Soares e Norma Bengell. O filme está disponível na MUBI.
Terra em Transe (1967)
Dirigido por Glauber Rocha, Terra em Transe é um marco do Cinema Novo e figura entre os 100 melhores filmes nacionais, segundo a Abraccine. O filme se passa na fictícia República de Eldorado, onde o jornalista Paulo Martins busca influenciar os poderosos para provocar mudanças políticas no país. O filme está disponível no Globoplay e Telecine.
Todas as Mulheres do Mundo (1967)
Este clássico da comédia romântica, estrelado por Leila Diniz e Paulo José, gira em torno dos encontros e desencontros entre os personagens Paulo e Maria Alice. O filme, que também conta com Flávio Migliaccio e Maria Gladys no elenco, teve uma versão em série lançada pelo Globoplay em 2020, estrelada por Sophie Charlotte e Emílio Dantas. A produção original está disponível no Globoplay.
Um bônus necessário: Vidas Secas (1964)
Além dos três filmes mencionados, Fernanda Torres fez questão de adicionar um título a mais em sua lista: Vidas Secas, baseado no romance de Graciliano Ramos. O longa acompanha a luta de uma família nordestina contra a seca e a miséria no sertão.
Parte da primeira fase do Cinema Novo, o filme ocupa a terceira posição entre os 100 melhores filmes nacionais da Abraccine e está disponível na Netflix, Globoplay e Telecine.
“Mas tem tanto, gente... É fogo, mas vou ficar com esses três”, comentou Fernanda, antes de finalizar sua lista com o clássico nordestino.
