Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
24 de outubro de 2025 - 10h55
TJMS
CULTURA

Exposição 'Aproximações' celebra 45 anos dos cursos de Artes Visuais da UFMS

Mostra reúne obras de alunos entre 2023 e 2025 e reflete a força criativa da nova geração de artistas sul-mato-grossenses; exposição segue em cartaz até 14 de novembro

24 outubro 2025 - 07h55Jamille Gomes
Exposição Aproximações ocupa a Casa de Cultura de Campo Grande e celebra os 45 anos dos cursos de Artes Visuais da UFMS.
Exposição "Aproximações" ocupa a Casa de Cultura de Campo Grande e celebra os 45 anos dos cursos de Artes Visuais da UFMS. - (Foto: Divulgação)

Casa de Cultura de Campo Grande abre suas portas nesta quinta-feira (23) para a exposição “Aproximações – Pintura nos cursos de Artes Visuais/UFMS”, que celebra os 45 anos dos cursos de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Canal WhatsApp

Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até o dia 14 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h, sem necessidade de agendamento.

Sob curadoria e coordenação da professora Priscilla Pessoa, a exposição apresenta um recorte da pintura contemporânea produzida por estudantes das disciplinas Pintura e Oficina de Pintura, entre 2023 e 2025. O conjunto das obras revela a diversidade de técnicas, linguagens e temas, evidenciando a vitalidade e o olhar criativo que surgem dentro dos ateliês da universidade.

O projeto “Aproximações” nasceu com o propósito de conectar processos criativos e experiências artísticas. Desde 2023, pequenas mostras didáticas ocuparam os corredores da Unidade VIII da UFMS, criando diálogos visuais entre obras unidas por cor, tema, formato ou técnica. Agora, o projeto amplia seu alcance ao ocupar a Casa de Cultura, aproximando a produção acadêmica do público campo-grandense.

Para o coordenador da Casa de Cultura, Diego Torraca, a exposição vai além da celebração institucional e se transforma em um gesto simbólico de aproximação entre a universidade e a cidade.

“A exposição ‘Aproximações’ é um retrato sensível do processo formativo e criativo dos estudantes da UFMS. Ao trazer essas produções para a Casa de Cultura, reforçamos nosso papel de difusão da arte local e de valorização da nova geração de artistas visuais de Mato Grosso do Sul.”

Mais do que uma mostra comemorativa, “Aproximações” propõe um percurso pela pintura contemporânea produzida em Campo Grande, explorando o diálogo entre ensino, criação e experimentação. É um convite à contemplação da arte feita por jovens talentos que, com cor e autenticidade, expressam a riqueza e a pluralidade da cultura sul-mato-grossense.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop