
Nesta sexta-feira (03 de outubro), Três Lagoas recebeu um espetáculo pouco comum no interior de Mato Grosso do Sul. O sexteto Elas ao Cello subiu ao palco da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no Campus II, para um concerto gratuito aberto ao público. Antes disso, o grupo havia se apresentado para crianças e adolescentes atendidos pelo CRASE Coração de Mãe, em uma atividade pensada para unir música e educação.

O projeto tem como marca a presença feminina e o olhar inclusivo. Além da apresentação oficial, cada cidade da turnê recebe também uma ação pedagógica, com intérprete de Libras, reforçando o compromisso de tornar a música acessível.
Para Mara Martins, idealizadora e coordenadora do projeto, a música pode abrir caminhos que vão muito além do palco. “Acreditamos que a música tem um poder transformador, especialmente na infância e na juventude. Plantar esse contato desde cedo abre caminhos para novas formas de sonhar e de se relacionar com a arte”, afirma.
No CRASE Coração de Mãe, a recepção foi de entusiasmo. O diretor da instituição, Jair Aparecido Melchior, destacou a importância do contato direto das crianças com a música de concerto. “Para o Coração de Mãe receber o Elas ao Cello é um privilégio. Vai ser muito bom para as nossas crianças e adolescentes verem de perto, escutar ao vivo uma música tão linda e tão culta para eles”, disse.
Ele também ressaltou o impacto da representatividade. “Para eles ver mulheres tocando e fazendo a diferença, viajando, se apresentando, realizando sonhos, vai completar o que a gente conversou com eles nos últimos meses. Temos trabalhado o respeito às mulheres e a valorização das oportunidades. Agora podemos mostrar na prática: mulheres ocupando espaços, exercendo talento e inspirando”, afirmou.
Além de Mara Martins, o grupo é formado por Adriana Holtz, Gláucia Marques, Milena Gregório, Ketlyn Mayara e Mônica Picaço. Juntas, elas transformaram o violoncelo em símbolo de aproximação cultural.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via Ministério da Cultura, e operacionalizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
Depois da passagem por Três Lagoas, a turnê segue para Inocência, onde neste sábado, 4 de outubro, às 19h30, haverá apresentação no Centro Cultural Lázara Lessonier.
Para muitas crianças, o contato com o violoncelo pode ter sido o primeiro. Para outras, talvez o início de um sonho. O certo é que, por onde passa, o Elas ao Cello transforma silêncio em música e rotina em inspiração.
