
Entre 1997 e 1998, Regina Duarte e Gabriela Duarte viveram uma das relações mais marcantes da teledramaturgia brasileira em Por Amor, novela de Manoel Carlos. Na trama, Regina interpretava Helena, que toma uma decisão extrema: trocar o próprio bebê saudável pelo filho da filha, Maria Eduarda (Gabriela), que morre após o parto.
 
Mais de duas décadas depois, mãe e filha participaram juntas do canal Boa Palavra, no YouTube, dedicado a preservar o legado do autor, e relembraram os bastidores da produção. Com bom humor, Gabriela contou que as duas brigavam de vez em quando, mas sempre se resolviam. “A gente convivia muito e a gente brigava. A gente tinha uns quebra-paus às vezes, mas tudo se resolvia”, disse a atriz.
Regina explicou que os desentendimentos tinham a ver com o ritmo intenso das gravações e o senso de responsabilidade. “Eu dizia: ‘Vamos, Gabi, a gente tem que dar bom exemplo, respeitar. A equipe está lá, todo mundo acordou cedo. Não vamos nos atrasar’. Era isso”, contou.
Apesar dos momentos de tensão, Gabriela afirmou que contracenar com a mãe trazia segurança e admiração. “Claro que eu tinha com ela um olhar de admiração. O fato de sermos mãe e filha amenizava muito esse lugar de insegurança”, destacou.
“É confortável você contracenar com uma pessoa com quem tem tanta cumplicidade. É muito bom.”
Por Amor marcou época e segue sendo lembrada como um dos maiores sucessos de Manoel Carlos, tanto pela trama envolvente quanto pela química entre Regina e Gabriela Duarte, que levaram para a ficção a força e a complexidade da relação entre mãe e filha também na vida real.
 
				
				
				
					
				
				
				
				
				
			 
						
 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									