
Neste domingo (9), em homenagem ao dia Dia Nacional da Consciência Negra, o Grupo T'ikay fará a abertura com apresentação da Danza ( Dança) denominada ‘Saya Afroboliviana’, a maior influência africana sobre a cultura boliviana. A programação vai até as 14h.

Em 2005 foi inaugurada a Praça Bolívia, resultado da iniciativa da colônia boliviana e do grupo musical Masis-Brasil.
Desde então, com apoio da Prefeitura de Campo Grande e Fundação Municipal de Cultura, esse espaço congrega diferentes representações folclóricas e artísticas, tornando-se um importante vértice cultural da cidade.
Nesse contexto surgiu o Grupo de dança folclórico boliviano T’ikay, cujo nome significa ‘o florescer da linguagem artística’ expressando assim a cultura boliviana em sua riqueza e diversidade.
Desde 2009 o grupo T’ikay coordena as atividades que se desenvolvem na Praça Bolívia todo segundo domingo de cada mês.
A comunidade boliviana em Campo Grande/MS tem, nesse lugar, a possibilidade de revisitar suas expressões culturais manifestadas na gastronomia, música, dança e teatro.
Como aprovação a essa proposta, a comunidade campo-grandense prestigia as atividades que se desenvolvem na Praça Bolívia, já inseridas no calendário cultural da cidade.
Programação
- Apresentação do Grupo IlÊ Camaleao, com mestre Liminha, Antonio Lima, com uma grande roda de capoeira.
- Grupo de danças da Colônia Paraguaia.
- Associação Cultural Aplausos, Grupo Arte Educação.
- Teatro com Circo do Mato.
- Música com Alexandre Kenji.
- Oficina de Origami com a Prof. Morena, utilizando materiais recicláveis como: óleos de cozinha, poluentes, lixo eletrônico e materiais diversos.
Serviço
A Praça da Bolívia fica localizada na Rua das Garças com Barão da Torre - Coophafé.
