
O lançamento do livro "Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado" acontecerá no dia 5 de agosto, em Campo Grande. O evento exclusivo para convidados será realizado na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, localizada na Avenida Calógeras, 3000, às 19h30.
Organizado pelo Instituto Paulo Machado em parceria com a produtora Marcia Marinho, o livro oferece aos leitores uma jornada culinária que vai além das receitas. "Há muita história, curiosidade e informação", adianta Paulo Machado, que compartilha não apenas pratos deliciosos, mas também a essência de uma cultura rica e diversificada, destacando ingredientes que, nas mãos das cozinheiras e chefs do Pantanal, se transformam em verdadeiras joias.
Com prefácio de Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS, textos da jornalista Tati Feldens, co-fundadora da Rota Gastronômica Pantaneira, e fotografias de Elis Regina, o livro apresenta 21 receitas em 66 páginas. As primeiras 10 receitas são pratos tradicionais da primeira edição da Rota, como sopa paraguaia, macarrão de comitiva, caldo de piranha e sarrabulho.
A obra também inclui 11 receitas que destacam a riqueza dos ingredientes locais e as influências étnicas que moldaram a culinária pantaneira, como a gaúcha, oriental, terena indígena, árabe, boliviana, paraguaia e nordestina. Entre as iguarias de influência, destacam-se o lapapé com geleia de frutas pantaneiras, de origem indígena terena, o mutabal, de influência árabe, e o pique a lo macho, boliviano.
Cada receita é acompanhada por uma breve explicação sobre o prato, ingredientes, modo de preparo e curiosidades do chef. Informações adicionais, como rendimento, tempo de preparo e nível de dificuldade, completam a obra, que teve o projeto gráfico assinado por Fernando Pissuto Trevisan.
"É uma viagem pela história, costumes e alma do pantaneiro. Um registro inédito dos sabores de dez atrativos turísticos de destaque nas diferentes regiões e cidades pantaneiras, além de onze novas receitas fruto das minhas pesquisas pelo Pantanal", ressalta Paulo Machado.
O livro contou com investimento do Fundo de Investimentos Culturais de MS, Fundação de Cultura de MS e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Para mais informações sobre o livro e eventos de lançamento, acesse o perfil oficial da Rota Gastronômica Pantaneira no Instagram ou entre em contato com a Life Editora, responsável pela publicação.
Sobre a Rota Gastronômica Pantaneira
Criada em 2022 pelo Chef Paulo Machado, a Rota Gastronômica Pantaneira destaca a riqueza histórica, cultural e culinária do Pantanal. Com o apoio do SEBRAE-MS e da Fundação de Turismo de MS, o projeto promove uma imersão nos rituais de alimentação de dez empreendimentos típicos do Pantanal. Em 2023, a Rota ganhou uma segunda etapa, a edição Águas, e o projeto do livro "Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado" foi inscrito no Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS). O lançamento está marcado para o dia 5 de agosto, em Campo Grande.
Serviço
Lançamento do Livro "Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado"
Data: 5 de agosto de 2024
Horário: 19h30
Local: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (Avenida Calógeras, 3000 - Centro, Campo Grande – MS)

