
Na noite desta quinta-feira, 24, a Prefeitura do Rio de Janeiro prestou uma emocionante homenagem à cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York. A área da cidade conhecida por receber os tradicionais desfiles de blocos de rua durante o carnaval foi oficialmente batizada de "Circuito de Blocos de Rua Preta Gil", em reconhecimento ao legado da artista como uma das principais incentivadoras do carnaval carioca.

Preta Gil, por 15 anos, liderou o Bloco da Preta, que se tornou um dos mais populares e queridos da capital fluminense, arrastando multidões todos os anos. O novo nome do circuito é um tributo à sua contribuição fundamental para a cultura carnavalesca da cidade e o fortalecimento dos blocos de rua.
O "Circuito de Blocos de Rua Preta Gil" é o trajeto por onde passará o cortejo fúnebre com o corpo da cantora nesta sexta-feira, 25, após o velório aberto ao público no Theatro Municipal do Rio. O corpo de Preta Gil será conduzido em um carro do Corpo de Bombeiros até o Cemitério da Penitência, no Caju, onde ocorrerá uma cerimônia de cremação reservada apenas à família e amigos, das 15h às 17h.
A homenagem de hoje é apenas uma das muitas que refletem o impacto de Preta Gil, não só como cantora, mas também como uma figura emblemática do carnaval carioca e da música brasileira. Sua contribuição para a cultura do Rio de Janeiro e o fortalecimento dos blocos de rua foi imensa, sendo lembrada com carinho por fãs e amigos de longa data.
