
O prédio do antigo Cine Campo Grande, localizado na Rua 15 de Novembro, permanece sem uso definido e com obras paralisadas. O Sesc-MS, responsável pelo imóvel, afirma que ainda estuda a viabilidade de implantar ali um centro cultural, mas esbarra em limitações físicas do espaço. A proposta inicial previa cinema, teatro, biblioteca e salas de aula, mas não saiu do papel.

A proposta de transformar o antigo Cine Campo Grande em um novo centro cultural acessível e multifuncional foi anunciada publicamente pelo Sesc-MS, com previsão de início das obras em 2023. No entanto, até agora, nenhuma reforma foi iniciada. Segundo o diretor regional do Sesc-MS, Victor Mello, o prédio enfrenta limitações que dificultam a execução do projeto.
“Adquirimos o prédio com uma intenção clara: trazer um espaço novo, moderno, acessível, onde diferentes expressões culturais pudessem conviver. Pensamos em algo plural, com projeção de filmes, apresentações teatrais, dança, biblioteca com ambiente para leitura, salas com acústica preparada para aulas de música e coral, além de uma cafeteria. Mas, infelizmente, ao longo do tempo, surgiram dificuldades estruturais que nos forçaram a repensar a execução”, explicou na edição desta terça-feira (9) do Giro Estadual de Notícias do Grupo Feitosa de Comunicação.
Projetos em 2022 foram divulgados mostrando como o novo espaço estava sendo projetado - (Foto: Arquivo)
A ideia era ter várias áreas, incluindo dança, gastronomia, cinema, música, entre outros - (Foto: Arquivo)
No projeto divulgado em 2022, espaço seria um novo centro de cultura. De acordo com o diretor, a equipe técnica da instituição está finalizando os estudos sobre o imóvel - (Foto: Arquivo)
De acordo com ele, o imóvel está sendo analisado tecnicamente e qualquer decisão só será tomada após a conclusão dos estudos e aprovação pelo conselho do Sesc.
“Estamos finalizando a avaliação técnica para entender se o prédio comporta a estrutura que desejamos implantar. A prioridade é sempre fazer o melhor com os recursos que temos, com responsabilidade e excelência. Se o imóvel não atender a essas condições, teremos que avaliar alternativas viáveis para cumprir nossa missão com a sociedade”, completou Mello.
Revitalização do Horto Florestal - Enquanto o futuro do prédio do Cine Campo Grande ainda é incerto, a Fecomércio e o Sesc deram um passo importante na revitalização do Horto Florestal. Um Termo de Intenção foi assinado ontem (8) com a Prefeitura de Campo Grande, selando a parceria para recuperar e manter o espaço, que estava degradado.
“É um compromisso com a cidade. O Horto Florestal é um lugar simbólico, querido pela população, e vamos recuperar esse espaço com muito cuidado. Mais do que revitalizar, o Sesc vai estar presente oferecendo atividades culturais, de lazer, esporte, educação e saúde. Vamos movimentar o parque com vida e energia para que ele volte a ser frequentado por todos”, destacou Victor.
Diretor regional afirma que dificuldades estruturais atrasam definição; prédio segue fechado e sem previsão de uso
O diretor explicou que, por motivos de segurança, o parque será fechado durante a fase de obras. A previsão é de que o espaço seja reaberto no primeiro semestre de 2026.
“É necessário um período de recuperação estrutural, e por isso, durante esse tempo, o público não poderá acessar o parque. Mas garantimos que, ao final, Campo Grande terá um espaço público de qualidade, revitalizado e com uma programação constante do Sesc, para todas as idades”, afirmou.
O Horto está localizado na Avenida Ernesto Geisel, entre a Rua 26 de Agosto e a Avenida Fernando Corrêa da Costa, e é considerado um dos pontos históricos e ambientais mais importantes da cidade.
