
Concurso literário, bate papo com autores renomados, lançamento de livros, oficinas, shows musicais, peças teatrais a batalha de rima fazem parte da programação do Festival da Juventude - literatura, livro e leitura que acontecerá de 25 a 28 de Abril
Diante de um mundo flexibilizado, complexo e heterogêneo, o adolescente, ou o jovem, vivem um momento marcado pela transição de modelos, no qual velhas fórmulas ainda existem e novos modelos ainda não se consolidaram. Neste sentido, é sempre bom lembrar o papel da literatura, fundamental para o desenvolvimento emocional, crítico, intelectual e social do indivíduo, portanto, imprescindível aos jovens. Como diz o rapper, Rashid “a palavra é um oceano, mas a língua é uma âncora”, é preciso saber entender as palavras, seus significados, formas e sons.
Escritor e professor de poesia, sul-mato-grossense, Febraro de Oliveira, de 25 anos afirma que nunca foi tão difícil ser jovem neste país. Segundo ele, são muitos desafios para enfrentar num mundo tão globalizado, focado na tecnologia e refém das redes sociais. No entanto, e baseado na própria vivência, Febraro, no entanto diz que existe algo em movimento em relação à literatura. “O jovem, ao contrário do que se imagina, está se interessando cada vez mais pelos livros e pela leitura”, ressalta

Inspirado nesta premissa, e com propósito de colaborar para ampliação dos horizontes dos jovens de todo o Estado do Mato Grosso do Sul a AACIC – Associação dos amigos do cinema e da cultura criou o Festival da Juventude – literatura, livro, leitura, evento em parceria com a UFMS, com objetivo de conectar esta grande parcela da população com as diversas vertentes culturais e estimular a expressão e criatividade desta geração.
Concurso literário deverá movimentar jovens de todo o MS - Durante quatro dias (25, 26, 27 e 28 de abril), a Cidade Universitária da UFMS Campo Grande, será o grande palco deste encontro que vai reunir diversas vertentes da cultura: como literatura, música, teatro, batalha de rimas. Além disto, e para re-conhecer o talento e criatividade dos jovens do MS, o Festival traz também um concurso literário exclusivo para a faixa etária de 15 a 24 anos de idade nas modalidades de poesia, conto, crônica, batalha de rima, além de reportagem escrita e áudio visual. O regulamento detalhado dos concursos está disponível no site www.festjuv.com.br
“É um evento muito importante para os jovens do nosso estado, demonstrando a importância de espaços para a troca de compartilhamento e expressão. Estamos orgulhosos e felizes em receber esta edição, que esperamos que seja a primeira de muitas, proporcionando uma vivência cultural sem igual e abrindo os horizontes em MS”, disse o reitor da UFMS, Marcelo Turine.
Vencedores receberão prêmio em dinheiro - Como incentivo à criação, os vencedores receberão prêmio em dinheiro e um livro editado com os respectivos trabalhos. Importante ressaltar que o concurso vai distinguir os trabalhos dos participantes em duas categorias: produção de jovens de 15 a 18 e de produção de jovens de 19 a 24. Os três primeiros colocados, de cada categoria, vão receber o prêmio de R$ 2.500,00 reais.
“O concurso nos dará uma mostra do que está sendo produzido pelos jovens do MS e sobre a perspectiva que como eles leem o mundo”, diz a coordenadora, Andréa Freire, explicando também que o projeto começou com a literatura, mas se expandiu para outras vertentes culturais, incluindo diversas oficinas com temas variados.
Importante ressaltar que todo o esforço na realização do Festival da Juventude só foi possível graças a emenda parlamentar do deputado federal, Vander Loubet, um dos congressistas que mais destina verbas para a cultura e a educação no Estado, e o maior apoiador dos projetos da UFMS.
Além da parceria fundamental da UFMS o Festival conta com patrocínio do Ministério da Cultura e com a parceria das Secretarias de Cultura, Educação e Cidadania do Estado e apoio do Fecomércio/SESC.
A programação completa do Festival estará disponível a partir de março.
O quê: Festival da Juventude – FESTJUV – literatura, livro e leitura
Quando: De 25 a 28 de Abril/2024
Onde: Cidade Universitária da UFMS, em Campo GrandeRealização: AACIC – Associação dos amigos do cinema e da cultura e UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Entrada franca
