
Celebrando duas décadas de trajetória na música, a cantora e compositora Céu foi a convidada especial do Tiny Desk Brasil desta terça-feira (28), em uma apresentação ao vivo publicada às 11h no canal oficial do projeto no YouTube. A performance marca os 20 anos do lançamento de seu primeiro álbum, autointitulado Céu, que a projetou como um dos nomes mais inovadores da nova geração da música brasileira.
No repertório do show, Céu revisita faixas emblemáticas da estreia, como Malemolência, Lenda, Ave Cruz, Grains de Beauté e Varanda Suspensa, entre outras canções que resgatam a essência do disco que a consagrou ainda em 2005.
Acompanhada de uma banda afiada — formada por Sthe Araujo (percussão), Leonardo Mendes (guitarra), Lucas Martins (baixo), DJ Marco, Zé Ruivo (teclados) e Pupillo (bateria) — Céu conduziu uma performance marcada pela atmosfera íntima, experimental e ao mesmo tempo vibrante, característica de sua sonoridade que transita entre o samba, o soul, o dub e a música eletrônica.
Uma celebração da música em sua essência - Em comunicado à imprensa, a artista compartilhou a emoção de participar do projeto. “Foi muito especial participar do Tiny Desk Brasil, que celebra a força do músico e da música em sua raiz. Faz com que as pessoas presentes se tornem parte daquele processo e sintam, junto com o artista, a intimidade de estar naquele momento de força da música, mas também de vulnerabilidade e presença", declarou.
A proposta do Tiny Desk Brasil — inspirado no formato original da rádio norte-americana NPR — é justamente valorizar a autenticidade e a proximidade entre artistas e público, em apresentações curtas, acústicas e gravadas em ambientes aconchegantes.
Além da performance musical, Céu será a próxima convidada do Tiny Talks, programa de entrevistas do projeto que vai ao ar nesta quinta-feira (30), também às 11h, no YouTube. Em bate-papo descontraído com a apresentadora Sarah Oliveira, a cantora deve comentar bastidores da gravação, memórias da carreira e reflexões sobre arte, criatividade e trajetória pessoal.
Trajetória de reconhecimento internacional - Maria do Céu Whitaker Poças, ou simplesmente Céu, é um dos nomes mais respeitados da música brasileira contemporânea. Nascida em São Paulo, a artista de 45 anos lançou seu primeiro álbum em 2005, conquistando aclamação no Brasil e no exterior. Seu segundo disco, Vagarosa (2009), consolidou sua carreira internacional e foi elogiado pela crítica especializada.
Foi uma das primeiras brasileiras a ser indicada ao Grammy Awards, e alcançou a 57ª posição na Billboard Hot 200, uma das paradas mais importantes dos Estados Unidos. Com Tropix (2016), levou dois prêmios no Grammy Latino. Já em 2019, venceu novamente com o disco APKÁ, reafirmando sua relevância artística.
Mesmo após duas décadas, Céu segue fiel à sua proposta musical sensorial e experimental, misturando elementos eletrônicos a ritmos afro-brasileiros, e explorando sonoridades pouco convencionais dentro do mainstream.
A apresentação no Tiny Desk Brasil reforça o impacto de sua obra, e oferece ao público uma oportunidade de reviver as músicas que marcaram sua estreia, agora em versão mais crua e emocional.

