bonito
FESTIVAL DE VENEZA 2025

Festival de Veneza 2025 reúne grandes estrelas e cineastas em edição histórica

Julia Roberts, George Clooney, Emma Stone e Dwayne Johnson estão entre os nomes que brilham na programação do evento, que ocorre de 27 de agosto a 6 de setembro

23 julho 2025 - 07h20AP
Pessoas em frente ao Palazzo del Cinema em 27 de agosto de 2024, na véspera da cerimônia de abertura do 81º Festival de Cinema de Veneza, no Lido de Veneza.
Pessoas em frente ao Palazzo del Cinema em 27 de agosto de 2024, na véspera da cerimônia de abertura do 81º Festival de Cinema de Veneza, no Lido de Veneza. - (Foto: Marco Bertorello/AFP)

A temporada de grandes estreias do cinema começa a esquentar com a 82ª edição do Festival de Veneza, marcada para acontecer entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro de 2025. O evento, conhecido por impulsionar filmes rumo ao Oscar, terá um line-up repleto de estrelas de Hollywood e diretores consagrados.

Canal WhatsApp

Julia Roberts, George Clooney, Emma Stone e Dwayne Johnson são apenas alguns dos nomes de peso que integram a seleção deste ano, anunciada na terça-feira (22). Kim Novak e o diretor Werner Herzog serão os homenageados da edição.

Filmes em destaque na mostra principal

  • Bugonia, de Yorgos Lanthimos, marca o retorno do diretor a Veneza ao lado de Emma Stone.

  • Save the Green Planet!, ficção de Jang Joon-hwan, também entra na disputa.

  • Jay Kelly, de Noah Baumbach, traz George Clooney como ator em turnê pela Europa com seu agente, interpretado por Adam Sandler.

  • The Smashing Machine, drama esportivo de Benny Safdie, tem Dwayne Johnson no papel principal.

  • Frankenstein, nova adaptação de Guillermo del Toro.

  • The Wizard of the Kremlin, de Olivier Assayas, tem Jude Law como Vladimir Putin.

  • A House of Dynamite, thriller sobre ataque iminente aos EUA, é dirigido por Kathryn Bigelow e protagonizado por Idris Elba.

  • Father Mother Sister Brother, novo drama de Jim Jarmusch, traz Cate Blanchett no elenco.

Entre os grandes diretores presentes estão:

  • Park Chan-wook, com o suspense No Other Choice;

  • László Nemes, com o drama Orphan;

  • François Ozon, com O Estrangeiro, baseado no clássico de Albert Camus.

Um dos títulos com potencial de forte impacto é The Voice of Hind Rajab, da tunisiana Kaouther Ben Hania, sobre a morte de uma jovem em meio a um ataque no norte de Gaza.

Exibições fora de competição

  • After the Hunt, de Luca Guadagnino, marca a estreia de Julia Roberts no festival, com um thriller ambientado em uma universidade americana.

  • In the Hand of Dante, de Julian Schnabel, terá Al Pacino e Martin Scorsese e também será exibido fora de competição.

A cerimônia de abertura será com La Grazia, de Paolo Sorrentino, estrelado por Toni Servillo e Anna Ferzetti.

O júri principal será presidido por Alexander Payne e terá a participação da atriz brasileira Fernanda Torres, além dos cineastas Cristian Mungiu, Mohammad Rasoulof e Maura Delpero.

Com histórico de revelar sucessos como Nomadland, A Forma da Água e Birdman, Veneza segue sendo vitrine de destaque para produções que buscam espaço na temporada de premiações do oscar. A edição anterior já antecipou filmes premiados como O Brutalista, de Brady Corbet, e Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop