
A temporada de grandes estreias do cinema começa a esquentar com a 82ª edição do Festival de Veneza, marcada para acontecer entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro de 2025. O evento, conhecido por impulsionar filmes rumo ao Oscar, terá um line-up repleto de estrelas de Hollywood e diretores consagrados.

Julia Roberts, George Clooney, Emma Stone e Dwayne Johnson são apenas alguns dos nomes de peso que integram a seleção deste ano, anunciada na terça-feira (22). Kim Novak e o diretor Werner Herzog serão os homenageados da edição.
Filmes em destaque na mostra principal
-
Bugonia, de Yorgos Lanthimos, marca o retorno do diretor a Veneza ao lado de Emma Stone.
-
Save the Green Planet!, ficção de Jang Joon-hwan, também entra na disputa.
-
Jay Kelly, de Noah Baumbach, traz George Clooney como ator em turnê pela Europa com seu agente, interpretado por Adam Sandler.
-
The Smashing Machine, drama esportivo de Benny Safdie, tem Dwayne Johnson no papel principal.
-
Frankenstein, nova adaptação de Guillermo del Toro.
-
The Wizard of the Kremlin, de Olivier Assayas, tem Jude Law como Vladimir Putin.
-
A House of Dynamite, thriller sobre ataque iminente aos EUA, é dirigido por Kathryn Bigelow e protagonizado por Idris Elba.
-
Father Mother Sister Brother, novo drama de Jim Jarmusch, traz Cate Blanchett no elenco.
Entre os grandes diretores presentes estão:
-
Park Chan-wook, com o suspense No Other Choice;
-
László Nemes, com o drama Orphan;
-
François Ozon, com O Estrangeiro, baseado no clássico de Albert Camus.
Um dos títulos com potencial de forte impacto é The Voice of Hind Rajab, da tunisiana Kaouther Ben Hania, sobre a morte de uma jovem em meio a um ataque no norte de Gaza.
Exibições fora de competição
-
After the Hunt, de Luca Guadagnino, marca a estreia de Julia Roberts no festival, com um thriller ambientado em uma universidade americana.
-
In the Hand of Dante, de Julian Schnabel, terá Al Pacino e Martin Scorsese e também será exibido fora de competição.
A cerimônia de abertura será com La Grazia, de Paolo Sorrentino, estrelado por Toni Servillo e Anna Ferzetti.
O júri principal será presidido por Alexander Payne e terá a participação da atriz brasileira Fernanda Torres, além dos cineastas Cristian Mungiu, Mohammad Rasoulof e Maura Delpero.
Com histórico de revelar sucessos como Nomadland, A Forma da Água e Birdman, Veneza segue sendo vitrine de destaque para produções que buscam espaço na temporada de premiações do oscar. A edição anterior já antecipou filmes premiados como O Brutalista, de Brady Corbet, e Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.
