Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
08 de outubro de 2025 - 17h50
DP-Barros---Parabens-MS
LITERATURA

Carmem de Andrade leva poesia jovem à Bienal Pantanal e escolas de Campo Grande

Autora ministra palestra e troca com adolescentes antes de participar de evento literário no dia 9

8 outubro 2025 - 15h30Da Redação
Carmem de Andrade conversa com público no stand dos coletivos Tarja Preta e Mulherio das Letras durante Bienal Pantanal
Carmem de Andrade conversa com público no stand dos coletivos Tarja Preta e Mulherio das Letras durante Bienal Pantanal - (Fotos: Raquel de Souza)

A poetisa Carmem de Andrade estará presente na Bienal Pantanal amanhã (9), com participação no painel “inspiração e transpiração na escrita poética”, às 15h, no Espaço Integração. Ela integrará o plantel de autores promovidos pelo edital Leia MS com seu livro “Entrelaço Poético”.

Canal WhatsApp

Durante todo o evento, Carmem ficará no stand dos coletivos Tarja Preta e Mulherio das Letras, dialogando com visitantes e leitores. Ela foi finalista do Prêmio Tuiuiú, categoria Poesia, o resultado será revelado no domingo (12) do evento.

Carmem de Andrade conversa com público no stand dos coletivos Tarja Preta e Mulherio das Letras durante Bienal Pantanal - (Foto: Raquel de Souza)

Em setembro, Carmem protagonizou rodas de conversa em duas escolas estaduais de Campo Grande, Orcírio Thiago de Oliveira (bairro Jardim Paulista) e Prof. Emygdio Campos Vidal (Vilas Boas), reunindo mais de 100 estudantes do Ensino Médio. A iniciativa, apoiada pela Fundação de Cultura de MS via política Aldir Blanc, mostrou o cotidiano do escritor e promoveu incentivo à leitura e à escrita entre jovens.

Durante os encontros, ela respondeu dúvidas sobre publicação, recebeu poemas dos alunos e estimulou a produção literária. Professores destacaram que muitos estudantes, tímidos no início, se soltaram, fizeram perguntas e declamaram. Para Carmem, essa proximidade é vital:

“Mostrar o escritor de carne e osso gera vínculo, e isso desperta o interesse em ler e escrever.”

Aluna da Orcírio Thiago, Vanessa Brito (16) celebrou ao ganhar um livro dela: “Foi um momento de troca real.” Já Dani Ibrahim (17) apresentou um texto e recebeu orientações. “Falar com quem já vive isso ajuda a esclarecer dúvidas e crescer como escritor”, relatou.

Quem quiser conhecer Carmem de Andrade e seu “Entrelaço Poético” pode visitar seu estande na Bienal Pantanal, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O evento de amanhã às 15h é gratuito e aberto ao público.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop