
No próximo sábado (20), a partir das 9h30, o calçadão da rua Barão do Rio Branco, esquina com a rua 14 de julho será palco para a Banda Marcial Manoel Bonifácio. A apresentação faz parte do projeto Calçadão Cultural e integra as comemorações de 117 anos de Campo Grande.

Realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), o projeto Calçadão Cultural busca aproximar os campo-grandenses de espetáculos artísticos. A intenção é levar para a rua uma diversidade de artes, entre elas a dança, música, capoeira e teatro e outras manifestações artísticas.
A Banda Marcial da Escola Estadual Manoel Bonifácio começou a ser idealizado em abril de 2000 quando criou-se a Fanfarra Marcial Manoel Bonifácio “Famab”. A partir de 2008, a Fanfarra passa para a categoria de Banda Marcial com as iniciais “Bamab”. A banda é mantida pela Secretaria de Estado de Educação, Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e pela própria escola e pelo Instituto Manoel Bonifácio.
A banda tem como maestro Nilson Almiro Marques e coreógrafo, o professor Ivan Batista França e atende cerca de 70 alunos, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Nos campeonatos em que participa sempre se classifica entre as três primeiras colocações, sendo no corpo musical, corpo coreográfico, linha de frente e baliza.
A Banda contribui para a formação de músicos, junto ao trabalho coreográfico, valorização humana, melhoria na qualidade escolar, inclusão social, autoestima, respeito, responsabilidade, estímulo da percepção e criatividade.
