Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
16 de dezembro de 2025 - 19h45
senai
CINEMA

Brasil faz história e avança em cinco categorias na pré-lista do Oscar 2026

"O Agente Secreto" confirma favoritismo em Filme Internacional e Elenco; Petra Costa e Juma Xipaia colocam o país na disputa de Documentários.

16 dezembro 2025 - 17h30Redação O Estado de S. Paulo
Representatividade brasileira em 2026 é a maior dos últimos anos, abrangendo desde curtas até as categorias principais.
Representatividade brasileira em 2026 é a maior dos últimos anos, abrangendo desde curtas até as categorias principais. - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)
Terça da Carne

O cinema brasileiro consolidou seu retorno ao protagonismo mundial nesta terça-feira (16). A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a "shortlist" a lista de semifinalistas, para 12 categorias do Oscar 2026, e o Brasil aparece com chances reais de indicação em cinco frentes distintas. O anúncio oficial dos cinco finalistas de cada categoria ocorrerá em 22 de janeiro.

Canal WhatsApp

"O Agente Secreto" lidera a comitiva - O novo longa de Kleber Mendonça Filho confirmou as expectativas da crítica internacional e avançou em duas categorias. Além de estar entre os 15 semifinalistas para Melhor Filme Internacional, a produção garantiu uma vaga na inédita categoria de Melhor Escalação de Elenco, sob a responsabilidade do produtor Gabriel Domingues.

O filme, estrelado por Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido, vive uma campanha sólida e já é citado por veículos como Variety e The Hollywood Reporter como um dos favoritos à lista final. A expectativa aumenta a possibilidade de Wagner Moura também figurar na disputa de Melhor Ator, cujos pré-indicados não são revelados em listas curtas.

Domínio no gênero Documentário - O Brasil ocupa duas das 15 vagas na categoria de Melhor Documentário:

  • Apocalipse nos Trópicos: A cineasta Petra Costa retorna à disputa após sua indicação por Democracia em Vertigem. O novo filme analisa a intersecção entre fé e política no Brasil.
  • Yanuni: Uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos (com produção executiva de Leonardo DiCaprio), o filme foca na resistência da liderança indígena Juma Xipaia e do agente do Ibama Hugo Loss contra o garimpo na Amazônia.

Talentos individuais e curtas-metragens - A versatilidade do profissional brasileiro também foi reconhecida na categoria de Melhor Fotografia. O paulista Adolpho Veloso avançou na disputa pelo filme americano Sonhos de Trem (disponível na Netflix). Veloso, que tem se tornado um nome frequente em produções de Hollywood, já foi indicado ao Spirit Awards pelo mesmo trabalho.

Fechando a lista de sucessos brasileiros, o filme Amarela, de André Hayato Saito, está na disputa por Melhor Curta-Metragem em Live-Action. O curta, que já passou pelo Festival de Cannes, aborda a identidade nipo-brasileira em um contexto de violência e esporte.

Confira as categorias com presença brasileira:

  • Melhor Filme Internacional: O Agente Secreto
  • Melhor Escalação de Elenco: Gabriel Domingues (O Agente Secreto)
  • Melhor Documentário: Apocalipse nos Trópicos e Yanuni
  • Melhor Fotografia: Adolpho Veloso (Sonhos de Trem)
  • Melhor Curta-Metragem: Amarela
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop