
Saiba Mais
A partir desta terça-feira (19) estão expostas para o público obras de artesanto no Bioparque Pantanal. O acervo de obras foi emprestado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para compor a exposição. Foram selecionadas trabalhos ganahadores do Prêmio Artesanato de Referência Cultural Sul-Mato-Grossense. No acervo contempla peças do artesanato indígena do nosso Estado.

Segundo a diretora do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, a ideia de realizar a exposição foi pensada para valorização da arte indígena. “Pela valorização dos povos indígenas, pela importância da divulgação de uma cultura tão rica e cheia de conhecimento. O Bioparque Pantanal tem um alcance mundial e divulgar o trabalho, a luta dos povos originários de Mato Grosso do Sul para nós é de grande valia”.
Foram selecionadas trabalhos ganahadores do Prêmio Artesanato de Referência Cultural Sul-Mato-Grossense
Maria Fernanda esclarece que a parceira com o Bioparque Pantanal com a Fundação de Cultura só tem a agregar para ambas as partes, e quem ganha com isso é a população que passa pelo local. "Além da valorização dos povos indígenas, falamos da preservação do meio ambiente. Somos a segunda maior população indígena do Brasil e as pessoas precisam saber disso, conhecer a história dos povos, suas lutas, sua cultura e, principalmente a importância de preservar o meio ambiente”.
Um dos trabalhos em destaque é Sulyvan Terena, que expõe os cocares feito de coletas de penas nativas, e também um trabalho com sementes queimadas no Pantanal. Também estará na exposiçãos as obras da artesã Natiele Terena que fez na abertura da exposição um belo desfile mostrando os traços corporais, os vestidos e cocares feitos pelo Sulyvan. A exposição já está aberta ao público.
