
Campo Grande vai respirar literatura e cultura a partir deste sábado (4), com a estreia da Bienal Pantanal – 1ª Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado até 12 de outubro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com entrada gratuita e uma programação intensa voltada a todas as idades.

Serão cerca de 70 toneladas de livros, representando 200 editoras brasileiras, disponíveis para o público em 24 estandes de livrarias, editoras e distribuidoras. No total, são mais de 20 mil títulos acessíveis a leitores de todos os perfis.
Saiba Mais
Além da vasta oferta de livros, a Bienal trará cerca de 100 convidados de Mato Grosso do Sul, de nove estados brasileiros e de três países sul-americanos. Entre os destaques estão os escritores Itamar Vieira Júnior, autor do premiado “Torto Arado”, e Leandro Karnal, além de Ana Maria Gonçalves, Milly Lacombe, Ana Cláudia Quintana e Pedro Pacífico. Também estão confirmados autores do Paraguai, Colômbia e Argentina.
Karnal será atração de amanhã - (Foto: Divulgação)
O evento terá atividades de segunda a sexta das 9h às 21h, e nos fins de semana das 10h às 22h. Serão ao todo 129 atividades ao longo dos nove dias, entre debates, oficinas, lançamentos, encontros com autores e apresentações culturais.
Entre os temas em debate, a Inteligência Artificial e o direito autoral ganham espaço com a palestra do professor André Brayner, no dia 5, às 10h. Já o escritor Léo Mackellene ministra uma oficina de escrita terapêutica entre os dias 7 e 9, e uma palestra sobre o uso da língua portuguesa no dia 9.
Para além dos livros, a Bienal Pantanal aposta na música. Na abertura, o palco recebe Maria Alice, que homenageia Paulo Simões, e Almir Sater, com repertório que revisita seus sucessos. No dia 11, aniversário do Estado, quem se apresenta é o grupo paraguaio Néstor Ló y Los Caminantes, acompanhado por bailarinos e as tradicionais galoperas.
O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, será marcado por uma programação especial com contação de histórias, teatro de bonecos e atividades lúdicas com o Kumon. Um dos destaques é o espetáculo “Crianceiras”, inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, homenageado desta edição.
Para participar de algumas atividades específicas, como encontros com autores nacionais e shows no auditório, é necessário retirar ingresso gratuito com duas horas de antecedência na bilheteria do Centro de Convenções.
Serviço
Bienal Pantanal
Data: 4 à 12 de outubro
Horas: Segunda à sexta-feira, das 9h às 21h - Sábado e domingo das 10h às 22h.
Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo
