BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
LITERATURA

Biblioteca Isaias Paim promove literatura regional com lançamento de livro

A Biblioteca Isaias Paim lançou o livro "Das saudades que eu sinto", da escritora corumbaense Nãnashara Boehm, incentivando a literatura regional.

7 outubro 2024 - 14h10Iury de Oliveira
No último sábado (5), foi lançado o livro Das saudades que eu sinto, da escritora Nãnashara Boehm, residente em Corumbá
No último sábado (5), foi lançado o livro "Das saudades que eu sinto", da escritora Nãnashara Boehm, residente em Corumbá - (Foto: Karina Lima)
ENERGISA

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, localizada em Campo Grande, tem se consolidado como um importante polo de incentivo à literatura regional. No último sábado (5), o espaço foi palco do lançamento do livro "Das saudades que eu sinto", da escritora corumbaense Nãnashara Boehm. O evento, realizado em parceria com a UBE (União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul), marca mais uma ação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em prol da divulgação da produção literária do estado.

Canal WhatsApp

A obra, contemplada pela Lei Paulo Gustavo, do município de Corumbá, teve seu primeiro lançamento em setembro na cidade natal da autora. No entanto, segundo Nãnashara, a decisão de expandir a divulgação para Campo Grande reflete o desejo de ampliar o alcance de seu trabalho. “Conversei com a UBE e tinha vontade de trazer também para Campo Grande, porque quero que o livro alcance outros locais e não fique só na minha cidade. Esta oportunidade está sendo muito empolgante para mim, é satisfatório poder ampliar o acesso das pessoas ao meu livro”, contou a autora durante o evento.

Literatura e pertencimento - O lançamento de "Das saudades que eu sinto" reflete uma trajetória de incentivo à leitura desde a infância, conforme relatado pela própria escritora. “Meus pais sempre incentivaram a leitura, compravam livros e me davam a oportunidade de ir a bibliotecas e livrarias desde criança. Eu gostava muito de ler, e na escola sempre havia essa prática. Comecei a escrever ainda criança, porque meu pai comprava material escolar e costumava comprar um caderno a mais para eu fazer o que quisesse”, lembra Nãnashara.

Livro da escritora Nãnashara Boehm, intitulado Livro da escritora Nãnashara Boehm, intitulado “Das Saudades que eu Sinto”

A publicação do livro foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, que, além de financiar o projeto, exigia uma contrapartida social. Nesse caso, a autora comprometeu-se a desenvolver um clube de leitura em uma região periférica de Corumbá, promovendo o acesso à literatura em locais com pouca oferta cultural. “Será desenvolvido em um bairro periférico de Corumbá, utilizando o recurso para custear a publicação do livro e fomentar o clube de leitura”, explicou a autora.

O papel da Biblioteca Isaias Paim - Para Aparecido Melchíades, coordenador da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, a valorização da literatura sul-mato-grossense é um dos pilares da atuação da instituição. Ele destacou a importância de utilizar o espaço da biblioteca para divulgar os autores locais. “Precisamos trabalhar bem essa questão regional para que cada vez mais a população conheça nossos escritores e nossa literatura. A literatura sul-mato-grossense é nossa menina dos olhos, porque é muito rica, mas não muito conhecida, e cabe a nós, da biblioteca, divulgá-la mais”, afirmou Melchíades.

A presença da UBE no evento também ressalta a relevância de ações conjuntas entre instituições culturais. Diana Pilatti, escritora e membro da UBE, comentou sobre a pluralidade cultural presente nas diferentes regiões do estado. “Mato Grosso do Sul não é feito só de cidades grandes, temos muita arte e literatura sendo feitas no interior, nas regiões de fronteira, que são lugares riquíssimos e pluriculturais. Acho importantíssima essa oportunidade de o campo-grandense conhecer a literatura produzida em Corumbá”, disse Pilatti.

Dáfini Lisboa, presidente da UBE, reforçou a missão da instituição em apoiar e divulgar os escritores regionais, destacando a importância da parceria com a FCMS e com a Biblioteca Isaias Paim. “Esperamos que haja mais lançamentos como este, especialmente em parceria com a Fundação de Cultura. Tem funcionado muito bem essa parceria, atuando juntos não só para fortalecer, mas também para utilizar o espaço da biblioteca, que tem uma ótima estrutura e uma equipe que sempre nos apoia”, comentou.

Fortalecendo a cena literária local - O lançamento de "Das saudades que eu sinto" reflete um movimento mais amplo de fortalecimento da cena literária em Mato Grosso do Sul, com iniciativas que buscam não só promover os escritores locais, mas também levar a literatura para além dos grandes centros urbanos. A FCMS, por meio da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, desempenha um papel fundamental nesse processo, utilizando sua estrutura para abrir portas a novos talentos e fomentar a valorização da produção cultural do estado.

Além de incentivar novos escritores, a iniciativa ajuda a consolidar um espaço de pertencimento para a literatura sul-mato-grossense, que, apesar de sua riqueza, ainda enfrenta desafios para conquistar a visibilidade que merece. Eventos como o lançamento do livro de Nãnashara Boehm apontam para um futuro promissor, onde a literatura regional ganha mais força e alcance, permitindo que diferentes vozes e histórias sejam ouvidas e valorizadas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop