
O projeto "Arte para a Liberdade" está oferecendo uma nova oportunidade de ressignificação para os reeducandos da Penitenciária Estadual de Dourados (PED). A parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e o Sicredi, por meio de seu Fundo Social, proporciona oficinas de pintura em tela com foco na expressão artística, autoconhecimento e reintegração social.

Ao longo de 12 semanas, dez reeducandos participaram das aulas ministradas pela professora Mariley Martinez de Almeida, com apoio do policial penal Breno Souza Lima Ferreira. O Sicredi financiou os materiais e a instrução do curso. Como resultado, as obras produzidas foram expostas na agência do Sicredi em Dourados e serão levadas para outros locais, como o Sebrae, permitindo que a população conheça o talento dos reeducandos e as potencialidades da arte na ressocialização.
Para Breno Souza, coordenador do projeto, a arte vai além da pintura: “Ela resgata a dignidade e oferece uma nova chance de vida aos participantes.” Reeducandos destacam os benefícios emocionais da oficina, como a redução do estresse e o aumento da autoestima.
As obras também poderão ser doadas a instituições sociais, ampliando o impacto positivo do projeto. Com o sucesso da primeira fase, a parceria com o Sicredi foi renovada, garantindo a continuidade da ação. Além de cumprir a Resolução nº 391/2021 do CNJ, que incentiva práticas culturais nas unidades prisionais, o projeto faz parte do Programa Pena Justa da Agepen.


