
A cineasta brasileira Petra Costa volta ao radar do Oscar com Apocalipse nos Trópicos, documentário que está entre os pré-indicados na categoria de Melhor Documentário na edição de 2026. A lista de semifinalistas foi revelada nesta terça-feira (16) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os finalistas serão anunciados em 22 de janeiro.
O filme investiga a conexão entre religião e política no Brasil, e traz entrevistas com nomes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o pastor Silas Malafaia. Esta é a segunda vez que Petra figura na disputa: em 2020, ela foi indicada ao Oscar pelo documentário Democracia em Vertigem.
Em dezembro, Apocalipse nos Trópicos venceu dois prêmios importantes no International Documentary Association Awards (IDA), um dos principais reconhecimentos do gênero nos EUA, nas categorias de melhor produção e melhor roteiro. O reconhecimento fortaleceu o nome da obra na corrida pela estatueta.
O documentário concorre com títulos como Mr. Nobody Against Putin, The Perfect Neighbor e Seeds, que venceu o prêmio de melhor direção no IDA com o filme de Brittany Shyne sobre a vida de fazendeiros negros nos Estados Unidos.
Além da presença de Apocalipse nos Trópicos, o Brasil também aparece nas categorias de Melhor Filme Internacional e Escalação de Elenco com O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, e em Curta-Metragem com Amarela, de André Hayato Saito.
A cerimônia do Oscar 2026 será realizada no dia 15 de março, em Los Angeles.


