Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
19 de setembro de 2025 - 18h16
alms
LITERATURA

Ana Maria Machado será homenageada como Personalidade Literária no Prêmio Jabuti 2025

Autora multipremiada e ex-presidente da ABL será reconhecida por sua contribuição à literatura brasileira

19 setembro 2025 - 15h55Redação O Estado de S. Paulo
Ana Maria Machado será homenageada no Prêmio Jabuti como Personalidade Literária de 2025.
Ana Maria Machado será homenageada no Prêmio Jabuti como Personalidade Literária de 2025. - Ascom (SEGOVI) Prefeitura do Rio
ENERGISA

A escritora Ana Maria Machado foi escolhida como a Personalidade Literária da 67ª edição do Prêmio Jabuti, principal distinção do mercado editorial brasileiro. O anúncio foi feito pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que destacou a importância da autora na promoção da literatura nacional e na formação de leitores ao longo de décadas.

Canal WhatsApp

Referência na literatura infantojuvenil, Ana Maria Machado tem mais de 100 obras publicadas, traduzidas em diversos idiomas e disponíveis em mais de 20 países. A premiação será realizada no Rio de Janeiro, cidade que ostenta o título de Capital Mundial do Livro pela Unesco, e também contará com a entrega do Jabuti Especial Fomento à Leitura.

Uma carreira consagrada pela diversidade

Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (2011–2013), Ana Maria Machado já conquistou três Prêmios Jabuti nas categorias infantis e juvenis com os livros História meio ao contrário (1978), Esta força estranha (1997) e Fiz voar meu chapéu (2000). Além do Jabuti, coleciona prêmios de prestígio como o Hans Christian Andersen, o Prêmio Machado de Assis, o Casa de las Américas e o Príncipe Claus, da Holanda.

Para Sevani Matos, presidente da CBL, Ana Maria é “uma das autoras mais completas da literatura brasileira contemporânea”. O curador do prêmio, Hubert Alquéres, ressaltou que ela “levou a literatura nacional ao mundo sem perder suas raízes”.

Formação e atuação internacional

Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Maria Machado fez pós-graduação em Paris, sob orientação do renomado teórico Roland Barthes. Também atuou como jornalista em veículos nacionais e internacionais, incluindo a BBC de Londres. Lecionou em universidades como UFRJ, PUC-Rio, Sorbonne, Berkeley e Oxford.

Durante quase duas décadas, manteve no Rio de Janeiro uma livraria que se tornou um ponto cultural de referência. Sua trajetória une produção literária, defesa da leitura e participação ativa no meio acadêmico e jornalístico.

Premiação no Rio e incentivo à leitura

A cerimônia do Prêmio Jabuti 2025, que acontecerá no Rio de Janeiro, terá uma edição especial para valorizar projetos de leitura realizados na capital fluminense. Os vencedores receberão uma estatueta exclusiva e um prêmio de R$ 5 mil.

Criado em 1958, o Prêmio Jabuti é considerado o mais tradicional da literatura nacional e reflete a diversidade e as transformações culturais do Brasil. A escolha de Ana Maria Machado como Personalidade Literária reforça o compromisso do prêmio com a valorização de trajetórias que inspiram gerações de leitores.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop