
A filósofa Ana Lima Cecilio está deixando a curadoria da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), cargo que ocupou nos últimos dois anos, para assumir um novo desafio profissional. Ela será a nova editora-executiva de ficção nacional da Editora Record.

Com passagem pelas editoras Carambaia e pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros, Cecilio chega à Record para integrar a equipe formada por Lívia Vianna, Lucas Telles, Rafaella Machado e Renata Pettengill, sob a direção editorial de Cassiano Elek Machado.
“Voltar a fazer livros vai ser uma imensa alegria, ainda mais com uma equipe tão competente”, afirmou Ana, que disse estar “cheia de animação” para iniciar a nova etapa da carreira.
Na Flip, Cecilio comandou duas edições marcantes, que homenagearam o jornalista João do Rio e o escritor e poeta Paulo Leminski. A escolha por Leminski, segundo ela, foi motivada pelo desejo de oferecer um evento com mais espaço para a poesia.
A edição de 2025 contou com 20 mesas literárias, reunindo autores nacionais e internacionais, e atraiu cerca de 34 mil visitantes em cinco dias, de acordo com dados preliminares da Secretaria de Turismo de Paraty. Entre os livros mais vendidos no período estiveram obras de Valter Hugo Mãe, do homenageado Leminski e da escritora Rosa Montero.
