
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) passa a integrar o PEN Clube, uma das mais importantes associações de escritores do mundo, sediada em Londres e presente em 160 países. A adesão fortalece o papel do Estado na promoção da cultura regional em cenário internacional.

O convite foi feito à secretária de Gestão de Pessoas da ALEMS, Marlene Figueira da Silva, pela escritora Delasnieve Daspet, presidente da Comissão de Cultura da OAB/MS e também da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AFLAMS). Delasnieve é responsável pela criação da primeira filial do PEN Clube fora do Rio de Janeiro, instalada no Estado.
Na visita à Assembleia, também esteve presente Severina da Silva, diretora de Cerimonial da ALEMS e membro da AFLAMS.
Marlene comemorou o convite e destacou o simbolismo da iniciativa. “Estou muito feliz e aceitei o convite. É uma honra para Mato Grosso do Sul ter representação ativa no PEN Clube e poder contribuir tanto com a minha escrita quanto com as iniciativas que Delasnieve está propondo”.
A posse dos novos membros está prevista para a segunda quinzena de outubro de 2025, em Campo Grande, consolidando a participação de Mato Grosso do Sul em uma rede internacional dedicada à diversidade cultural, literária e à defesa da liberdade de expressão.
