maracaju
COVID-19

População de Dourados começa a se vacinar hoje com vacina bivalente

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina bivalente melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron e tem perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes

27 fevereiro 2023 - 11h10Da Redação
Trânsito de Dourados
Trânsito de Dourados - (Foto: Divulgação)

Começa nesta segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19 com a aplicação da vacina bivalente da Pfizer. Em Dourados, o Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) distribuiu a todas Unidades Básicas de Saúde lotes do imunizante que, segundo estratégia do Ministério da Saúde e da SES (Secretaria Estadual de Saúde) é, inicialmente, aplicado somente nos chamados grupos de risco.

Canal WhatsApp

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina bivalente melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron e tem perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes. “A vacina monovalente, como o próprio nome diz, tem um tipo só do vírus que causa a covid. Ela foi originalmente desenhada com aquele chamado vírus ancestral, o primeiro que apareceu na China no fim de 2019. Então, todas as vacinas que a gente tinha e usou até agora eram monovalentes, independentemente do laboratório fabricante”, explica o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Para quem é recomendada a bivalente? - A princípio, os grupos de risco foram divididos para serem imunizados em quatro fases: na fase 1, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na fase 2, pessoas com idade entre 60 e 69 anos; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde. O Ministério da Saúde mudou a estratégia e as pessoas que se encaixam nestas categorias podem receber a dose de reforço já a partir desta segunda.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop