Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
26 de novembro de 2025 - 09h11
comper black
PRODUÇÃO

Fiocruz receberá apoio técnico da Opas para acelerar produção de vacinas mRNA

As vacinas produzidas sob essa iniciativa estarão disponíveis para todos os países da América Latina e do Caribe por meio do Fundo Rotatório da Opas, informou a diretora

29 setembro 2021 - 13h50
Fiocruz receberá apoio técnico da Opas para acelerar produção de vacinas mRNA
Fiocruz receberá apoio técnico da Opas para acelerar produção de vacinas mRNA - (Foto: Reprodução)
comper black

Saiba Mais

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi um dos centros regionais selecionados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para o desenvolvimento e produção de vacinas de RNA mensageiro (mRNA) na América Latina. A diretora da Opas, Carissa Etienne, disse que o apoio técnico, que conta também com a Organização Mundial da Saúde (OMS), contribuirá para o uso da tecnologia contra a covid-19 e outros problemas de saúde pública da região, como zika e dengue. O segundo centro escolhido foi o da biofarmacêutica privada Sinergium Biotech, em parceria com a mAbxience, na Argentina.

Canal WhatsApp

As vacinas produzidas sob essa iniciativa estarão disponíveis para todos os países da América Latina e do Caribe por meio do Fundo Rotatório da Opas, informou a diretora.

"A nossa região tem capacidade e experiência para diminuir nossa dependência de fornecedores globais", disse Ettiene. Segundo ela, a América Latina e o Caribe importaram quase todos os equipamentos no combate à pandemia. "Hoje pagamos esse preço, porque ainda enfrentamos atrasos na produção de vacinas".

A diretora estendeu o convite para que fabricantes farmacêuticos que produzem componentes essenciais para a vacina mRNA integrem a iniciativa. As inscrições estão abertas até o dia 15 de outubro. "A pandemia nos mostrou como saúde, desenvolvimento e economia estão conectados", disse Ettiene, que reforçou a importância de investimento em saúde, ciência e tecnologia para a resiliência das Américas em desafios futuros.

Diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa frisou que a prioridade nas Américas segue sendo vacinar a população mais vulnerável à covid-19.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop