
Saiba Mais
- CORONAVÍRUS
Barreiras sanitárias contra coronavírus abordam mais de 650 mil pessoas e reforço chega a Guia Lopes
- LEGISLATIVO ESTADUAL
ALEMS oficializa estado de calamidade pública em Paranaíba e Batayporã
- CALAMIDADE NO INTERIOR
Deputados aprovam situação de calamidade em Batayporã e Paranaíba
- LEGISLATIVO ESTADUAL
Ordem do Dia: Aprovada calamidade pública em Inocência e Glória de Dourados
Com oito casos confirmados de coronavírus, o município de Fátima do Sul, a 215 km de Campo Grande, decretou situação de calamidade pública e emergência na manhã de ontem (18).

Conforme os dados divulgados nesta manhã (19) pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, mais dois casos da doença foram confirmados, sendo um de Fátima do Sul e outro do distrito de Culturama. Dos oito casos, seis são funcionários do JBS/Seara de Dourados.
O decreto de calamidade pública assinado pela prefeita de Fátima do Sul, Ilda Machado, precisa da aprovação da Assembléia Legislativa para entrar em vigor. No documento fica firmado que todos os moradores do município só podem circular “para providências relativas ao deslocamento ao trabalho e para subsistência própria e de suas famílias, para consumo de bens ou serviços autorizados”.
Praças e parques públicos estão todos interditados e o uso da máscara respiratória passa a ser obrigatória, “sob pena de multa a ser aplicada pelos agentes de saúde do município, no caso de descumprimento desta medida”.
Os donos de bares e conveniências estão expressamente proibidos de liberar o consumo de bebidas ou alimentos, como forma de evitar a aglomeração, além de manter a disposição e em locais estratégicos, álcool em gel 70% para utilização dos clientes e funcionários do local.
As atividades religiosas poderão ser realizados desde que respeitem o percentual de 50% de ocupação, medidas sanitárias, distanciamento e uso obrigatório de máscaras.
Com a aprovação da calamidade pública, a situação diminui a burocracia em processos licitatórios. Quando houver necessidade de compra de insumos para a saúde, o processo passa a ser mais rápido do que o convencional, devido à urgência.
