segov dengue
VARIANTE

África do Sul identifica nova variante do coronavírus com alto número de mutações

Nova cepa é responsável por 22 casos já rastreados até agora; cientistas temem escape da proteção da vacina

25 novembro 2021 - 14h33
Moradores de rua passam por exames antes de serem enviados para abrigos durante confinamento na África do Sul em 2020
Moradores de rua passam por exames antes de serem enviados para abrigos durante confinamento na África do Sul em 2020 - ( Foto: REUTERS/Rogan Ward )
ENERGISA

O Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD, na sigla em inglês), comunicou, nesta quinta-feira (25), a descoberta de uma nova variante do coronavírus. Essa cepa, segundo os cientistas, tem uma "constelação incomum" de mutações e há preocupação sobre o risco de escape da proteção da vacina. Ainda não há, porém, comprovação científica sobre essa possibilidade.

Canal WhatsApp

Chamada de B.1.1.529, a nova variante é responsável por 22 casos de covid-19 no país até o momento. Adrian Puren, diretor executivo da NICD, afirmou, em comunicado à imprensa, que embora os dados até o momento sejam limitados, os especialistas do Instituto estão trabalhando para estabelecer mecanismos de vigilância para entender a nova variante e suas implicações. "Os desenvolvimentos estão acontecendo de forma rápida e o público tem nossa garantia de que manteremos todos avisados".

Os casos detectados e a porcentagem de testes positivados estão aumentando rapidamente nas províncias de Gauteng, a mais populosa do país, North West e Limpopo.

Michelle Groome, chefe da divisão de vigilância e resposta em saúde pública do NICD, disse que as autoridades de saúde provinciais continuam em alerta máximo e estão priorizando o sequenciamento de amostras positivas para covid-19. Autoridades, porém, afirmaram que ainda é cedo para dizer se serão impostas novas restrições.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop