
A Toyota lançou oficialmente a van Hiace no Brasil nesta quarta-feira (10), com evento de apresentação na concessionária Kampai, em Campo Grande (MS). O modelo, inédito no mercado nacional, chega importado da Argentina com motorização derivada da Hilux e foco no transporte de passageiros.

Com preço sugerido de R$ 364.990, a Hiace estreia na configuração para 16 ocupantes — 15 passageiros mais o motorista — e busca espaço entre rivais como Mercedes-Benz Sprinter e Fiat Ducato, ambas já consolidadas no segmento.
Traseira da Hiace destaca o estilo funcional e o grande compartimento para bagagens, ideal para serviços de transporte
Produzida em Zárate, na mesma fábrica da Hilux, a van compartilha o motor 2.8 turbodiesel com a picape. O propulsor entrega 174 cv de potência e 45,8 kgfm de torque a 1.600 rpm, acoplado sempre ao câmbio automático de seis marchas. A tração é traseira. Segundo dados do Inmetro, o consumo é de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.
Durante testes no autódromo de Capuava (SP), a Hiace demonstrou bom comportamento dinâmico, mesmo em curvas e manobras rápidas
A Toyota afirma que priorizou o conforto e a dirigibilidade no desenvolvimento do modelo. A posição de dirigir, semelhante à de um automóvel, conta com ajustes de altura e profundidade para banco e volante. O painel, inclinado, amplia a visibilidade frontal, e o capô em estilo "semi-bonnet" foi projetado para facilitar manobras e liberar espaço interno.
Entre os destaques, a cabine traz central multimídia de 9 polegadas (sem Android Auto ou Apple CarPlay), ar-condicionado com saídas individuais no teto, alças de apoio em todos os assentos e banco central dianteiro rebatível, que se transforma em mesa com porta-copos.
Painel da Toyota Hiace privilegia a ergonomia: volante com ajustes, comandos acessíveis e ampla visibilidade para o motorista
A suspensão foi calibrada para oferecer estabilidade e conforto mesmo com lotação completa, com boa absorção de impactos e baixo nível de oscilação lateral, de acordo com a fabricante. A última fileira de assentos pode ser rebatida para ampliar o espaço para bagagens.
No campo da segurança, a Hiace oferece três airbags (dois frontais e um para os joelhos do motorista), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré. O modelo conta ainda com duas opções de acabamento interno: preto ou azul escuro.
Assento central dianteiro pode ser rebatido e transformado em mesa multifuncional com porta-copos – solução prática para motoristas profissionais
O lançamento em Campo Grande integra a estratégia da Toyota de apresentar o modelo em diferentes regiões, com foco em empresários do transporte e motoristas profissionais. A marca também prepara versões furgão, refrigerada e ambulância, com chegada prevista para novembro — a última ainda depende de processos de homologação.
Interior da Hiace oferece duas opções de acabamento: preto ou azul escuro, ambos com ar-condicionado individual para os passageiros
A Hiace terá as três primeiras revisões gratuitas. Para quem financiar pelo Banco Toyota até 31 de outubro, as seis primeiras manutenções serão isentas de cobrança. A rede de concessionárias da marca está preparada para atender o modelo, e um novo centro logístico de peças promete entregas em até um dia para todo o estado de São Paulo, com 97% de disponibilidade imediata, segundo a empresa.
Versão escolar da Hiace: adaptações visuais e funcionais para atender às exigências do transporte de estudantes com segurança
Além da compra direta, a Hiace também estará disponível para aluguel por meio da Kinto, empresa de locação e assinatura de veículos da Toyota.
Serviço
- Evento de lançamento: Hiace Toyota
- Data: 10.set
- Local: Concessionária Kampai Toyota – R. Joaquim Murtinho, 2.525, Itanhangá Park, Campo Grande (MS)
- Informações: www.bancotoyota.com.br | www.kampaitoyota.com.br
