
Campo Grande recebe hoje (21), duas aeronaves C-17 Globemaster da USAF (Força Aérea dos Estados Unidos). A proposta é trazer dois helicópteros de última geração MH-60 Pave Hawk, junto com 80 soldados norte-americanos para participação nos treinamentos da ALA 5 na Base Aérea da Capital. Os modelos das aeronaves foram um dos assuntos mais comentados nas últimas 24h, já que no último domingo (15), 640 cidadãos afegãos foram embarcados em um voo americano com destino ao Catar. O avião tem capacidade para pouco mais de 100 pessoas. No próximo sábado (28) vai haver uma nova visita dos modelos.

Imagens do interior do avião militar C-17 Globemaster III mostram centenas de homens, mulheres e crianças agachados e amontoados uns contra os outros no chão da aeronave. O momento caótico, no qual alguns tentam segurar suas bagagens e outros dar a mamadeira de seus filhos, viralizaram nas redes sociais durante toda a segunda-feira (16). Originalmente, a aeronave C-17 Globemaster III tem capacidade para transportar 134 passageiros, incluindo 54 nos assentos laterais e 80 em paletes no chão, de acordo com a fabricante Boeing.
Os C-17 estão programados para desembarcar onde permanecerão na ALA 5 somente para o desembarque dos helicópteros e tropas na, retornando sete dias depois para levar o comboio até os Estados Unidos. A ALA 5 com sede em Campo Grande será palco do Exercício operacional Tápio 2021. O Exercício especial irá ocorrer até o dia 3 de setembro para aprimorar a capacidade operacional das Unidades Aéreas, Infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB) e Forças Singulares. Os militares envolvidos durante os exercícios, realizarão diversas missões que simulam um cenário de guerra não convencional.
O sistema eletrônico do Boeing C-17 Globemaster III trabalha com quádrupla redundância. Isso significa que, se um dos sistemas falhar, há outros três trabalhando. O sistema de navegação é digital, assim como muito outros componentes da aeronave.
Momento dos fatos mundiais Afeganistão : Mais imagens do aeroporto internacional de Cabul.
— black meteor (@black_meteorite) August 17, 2021
O desespero continua e milhares de pessoas tentam entrar no primeiro avião que encontram, e para piorar a situação o Talibã ameaça a invadir o aeroporto a qualquer momento.. pic.twitter.com/JTqvH022Ix
