
O Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, volta a receber atenção do governo federal nesta quinta-feira (20). A abertura oficial terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, a partir das 18h. O evento é promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A participação das principais autoridades do país ocorre em um momento que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) define como parte de um “ciclo de retomada” da produção nacional. O setor automotivo, um dos motores da indústria brasileira, tenta recuperar ritmo após anos de oscilações e aposta em inovação como estratégia central.
De acordo com o ministério, as montadoras firmaram o compromisso de investir R$ 140 bilhões no Brasil até 2033. O valor será destinado principalmente a pesquisa e desenvolvimento, projetos de descarbonização e aprimoramento da segurança veicular – áreas vistas como essenciais para manter competitividade no mercado global.

