21 de outubro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
al outubro2
Automobilismo

Fórmula Truck nasceu com Aurélio Félix e primeira corrida foi em 1987, em Cascavel

Fort  Atacadista - 21 ANOS

A Fórmula Truck teve início em 1987, com o caminhoneiro santista Aurélio Batista Félix e o jornalista português Francisco Santos que uniram forças para fazer, em Cascavel, a primeira corrida pesada da história do automobilismo brasileiro. No dia 6 de setembro, 35 pilotos participaram de uma prova de exibição, batizada oficialmente de “I Copa Brasil de Caminhões”. Um acidente fatal com um dos participantes impediu os planos imediatos de se realizar um campeonato do tipo no Brasil. O episódio desanimou Francisco Santos, que abandonou o projeto três anos depois. Coube a Aurélio, sozinho, a missão de viabilizar a Fórmula Truck.
O promotor não desistiu. Construiu um caminhão de corrida – vermelho e branco, com o numero 5 e fez algumas apresentações para convidados no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Poucos imaginaram que ali estava nascendo o campeonato que movimentaria multidões por todo o país.
A segurança em primeiro lugar. Foi com este lema que Aurélio colocou a Fórmula Truck na pista em 1995, depois de criar a ANPPC (Associação Nacional dos Proprietários e Pilotos de Caminhão). Com um “grid” de sete caminhões, a primeira prova de exibição foi disputada em 23 de abril, na mesma Cascavel.
Mais de 20 mil pessoas acompanharam a corrida, vencida pelo próprio Aurélio. Renato Martins e Eduardo “Macarrão”, pilotos que até hoje disputam a categoria, também participaram da competição. A pole position foi de Renato Martins, mas Aurélio foi o vencedor e completou o percurso em 26m05s689, registrando também a melhor passagem da prova justamente na última, com 1m43s212 (média de 105,755 km/h). Além de Cascavel, Londrina, Tarumã e Goiânia receberam a novidade das pistas nacionais. O êxito da categoria foi confirmado pela média de público sempre superior a 20 mil pessoas em todas as provas.
A primeira corrida oficial da história aconteceu em Guaporé, no dia 28 de abril de 1996. Ao todo, 13 caminhões alinharam para a largada. Renato Martins, com um Scania, venceu e também foi o campeão da primeira temporada, à frente de Sérgio Drugovich Júnior. A temporada foi composta por oito corridas, sendo duas delas extra-oficiais. As provas válidas para soma de pontos foram as de Guaporé, Londrina, Goiânia, Tarumã, Interlagos e Curitiba. O campeonato contou com a participação de caminhões da Scania, Volvo, Volkswagen e Mercedes-Benz.
O idealizador da Fórmula Truck morreu no início deste ano, mas a sua contribuição é permanentemente lembrada por pilotos e dirigentes. Além e homenagens recebidas por federações, entidades e empresas de todo o País, a maioria dos pilotos reverenciam o criador da Fórmula Truck com a frase “Valeu, Aurélio”, inscrita em seus caminhões.

Banner Whatsapp Desktop
Annelies
PMCG