
O exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Mato Grosso do Sul não terá mais a etapa de baliza. A mudança faz parte de um novo conjunto de regras publicado pelo Detran/MS e entra em vigor a partir de segunda-feira (26).
A determinação consta na Portaria Detran-MS nº 202, divulgada nesta terça-feira (20), e altera de forma direta a dinâmica da prova prática. A partir da nova norma, o candidato será avaliado exclusivamente em percurso, acompanhado por um examinador de trânsito.
A determinação consta na Portaria Detran-MS nº 202, divulgada nesta terça-feira (20), e altera de forma direta a dinâmica da prova prática - (Foto: Arte A Crítica)Além do fim da baliza, a portaria também amplia a margem de erros permitida durante o exame. Antes, o candidato podia perder no máximo três pontos. Agora, o limite sobe para dez pontos, desde que não haja infração eliminatória.
Os erros passam a seguir a classificação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
infração leve: 1 ponto
infração média: 2 pontos
infração grave: 4 pontos
infração gravíssima: 6 pontos
Outra mudança prevista é sobre os veículos usados na prova. Por enquanto, segue obrigatória a utilização de carros com comando duplo. O Detran-MS informou que ainda estuda critérios de segurança para permitir exames em veículos particulares.
As alterações seguem diretrizes nacionais enquanto o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, previsto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ainda não foi oficialmente publicado. Até lá, os Detrans estaduais continuam definindo suas próprias regras.

