A Fiat Chrysler (FCA) alertou nesta quinta-feira (16) os proprietários brasileiros de 16.193 unidades do modelo retrô 500, ano 2012 a 2016, de uma possível falha na embreagem, em modelos equipados com câmbio manual.
CHASSIS ENVOLVIDOS:
De 3C3FFBR1CT100677 a 3C3AFFAR1GT173711
De acordo com o comunicado, o curso excessivo o pedal de embreagem por impossibilitar a troca de marchas e causar perda de tração do veículos.
A fabricante ainda não possui uma solução para o problema e promete convocar a segunda fase da campanha de recall, com agendamento do reparo, assim que ele estiver disponível.
A FCA não informou nenhuma medida preventiva. Em caso de dúvida, os proprietários podem entrar em contato com a Fiat por meio do telefone 0800-7071000.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.
Você tem frequentado lugares públicos?