
Principal categoria do automobilismo mundial, não há como negar que a Fórmula 1 atravessa um grande momento. Até por isso, se em 2021 o campeonato mundial de pilotos foi decidido com doses de muita emoção, o mesmo pode se esperar para 2022. Afinal, o regulamento da competição teve algumas modificações técnicas relevantes em comparação ao ano passado.

A partir deste ano, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) exigirá que os times expliquem as alterações realizadas nos carros a cada corrida, principalmente mudanças de carroceria e aerodinâmica. Para muitos especialistas, o novo regulamento é algo que torna as coisas mais imprevisíveis e poderá trazer mais equilíbrio para o campeonato.
Posto isso, vamos à relação das cinco principais mudanças promovidas pela FIA na nova temporada:
1) Orçamento estipulado a no máximo US$ 142,4 milhões;
2) Novo conceito de aerodinâmica e carroceria dos carros;
3) Treinos livres começarão mais tarde;
4) Pilotos novatos terão algumas práticas obrigatórias;
5) Pneus maiores, saltaram de 13 polegadas para 18 neste ano.
Além do mais, vale destacar que os automóveis da atual temporada estão mais seguros. O chassi do carro de 2022 teve requisitos de teste de colisão minuciosos, com alto nível de exigência para alcançar os resultados desejados.
Em relação a 2021, o teste de impacto dianteiro foi elevado a fim de proporcionar uma absorção de 48% a mais de energia e uma ampliação de 15% para o teste de impacto traseiro, aumentando e muito a segurança dos pilotos.
Mercedes e Red Bull continuam como as principais equipes favoritas
Nos últimos anos, é fato que a Mercedes tem se sobressaído em relação às demais equipes no geral, com Lewis Hamilton vencendo quatro dos últimos campeonatos de pilotos nas últimas cinco temporadas. Por outro lado, com o título mundial conquistado por Max Verstappen em 2021, a Red Bull provou que pode ser capaz de enfrentar de igual para igual a equipe alemã.
Ainda assim, a Mercedes continua sendo a principal força da categoria. Não por acaso, o time alemão lidera as principais prévias de favoritismo do mundial de construtores este ano e em uma disputa que tem mais uma vez a Red Bull como principal adversária, pelo menos em tese.
De acordo com as probabilidades da casa de apostas online Betway, por exemplo, a equipe da Mercedes tem 60% de chances de levar o campeonato de equipes em 2022. Já a Red Bull, por sua vez, tem 25% de hipóteses (probabilidades verificadas em 10/03/22).
O chassi do carro de 2022 teve requisitos de teste de colisão minuciosos, com alto nível de exigência para alcançar os resultados desejados
Sendo assim, caso a equipe liderada por Hamilton consiga confirmar o favoritismo, será o 9º título consecutivo de construtores conquistado pelo time alemão na Fórmula 1.
Correndo por fora, a Ferrari pode surpreender em 2022?
Equipe mais tradicional da categoria, a Ferrari tem decepcionado seus fãs nos últimos anos. Mas, neste ano, a boa notícia para seus seguidores é que ela não mediu esforços na busca de competir pelas primeiras posições do grid.
O novo carro da escuderia, o F1-75, surpreendeu e chegou a ficar no topo na tabela dos testes em solo catalão
Prova disso é que a Ferrari, guiada pelos pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz, foi muito bem no primeiro teste de pré-temporada realizado em fevereiro, no circuito da Catalunha. O novo carro da escuderia, o F1-75, surpreendeu e chegou a ficar no topo na tabela dos testes em solo catalão.
Após os testes na Catalunha, Hamilton ficou surpreso com o desempenho da Ferrari e chegou a dizer para a imprensa local que o time italiano poderia estar meses à frente da Mercedes em relação ao nível de desenvolvimento de carro.
Verdade ou não, é fato que somente as primeiras corridas da temporada poderão mostrar se o time italiano terá condições reais de fazer frente às favoritas Mercedes e Red Bull. Tanto é que o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse recentemente à imprensa italiana que ainda é cedo para tomar qualquer tipo de conclusões sobre a verdadeira eficiência do F1-75 para a temporada.
Onde assistir a Fórmula 1 neste ano?
Assim como na temporada de 2021, o BandSports (TV por assinatura) e a Band (TV aberta) transmitirão todas as 23 corridas programadas para este ano — entre 20 de março e 20 de novembro. Além disso, o espectador também pode optar por assistir no serviço de streaming oficial da Fórmula 1, o aplicativo mobile F1 TV Pro, que tem como principal atrativo as câmeras onboard.
