
Frequentemente, circulam pela internet mitos sobre o teste de alcoolemia, conhecido como bafômetro, o que gera muitas dúvidas entre motoristas. O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) esclareceu essas dúvidas para evitar desinformação.

Saiba Mais
- CARRO MODIFICADO
Quer modificar o veículo? CTB prevê que customizações sejam autorizadas pelo Detran
- OLHA O LEILÃO
Detran/MS abre leilão de veículos apreendidos em 22 cidades de MS
- REGULARIZAÇÃO
Detran informa: julho é o prazo para licenciamentos de veículos com placa de final 6
- DIÁRIO OFICIAL
Ex-diretor da Agetran é nomeado como assessor no Detran/MS
Recentemente, viralizou uma notícia afirmando que pães de forma de algumas marcas possuem teor alcoólico detectável pelos bafômetros. Casos similares ocorreram no passado com bombons de licor e enxaguantes bucais que contêm álcool em sua composição.
Segundo o Detran/MS, nesses casos, o resultado positivo do bafômetro é temporário. Após 5 ou 10 minutos de espera e a realização de um novo teste, o motorista será liberado, desde que não tenha ingerido bebida alcoólica que esteja no seu organismo. O álcool presente nesses produtos fica temporariamente na mucosa da boca e não no sangue, evaporando em poucos minutos após o consumo ou exposição.
O gerente especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran/MS, Ruben Ajala, explica que os agentes de trânsito são treinados para lidar com as situações. "Inicialmente, é realizado um teste passivo, onde o motorista assopra de longe em direção ao equipamento. Se o resultado for positivo, o agente observa sinais de embriaguez e, após 10 minutos, realiza um novo teste. Se este der negativo, o motorista é liberado; caso contrário, o motorista será penalizado conforme a lei", revela.
O Conselho Federal de Farmácia divulgou uma Nota Informativa afirmando que, embora possa haver presença de álcool em pães de forma, a quantidade não é suficiente para produzir um resultado positivo definitivo no bafômetro. Esse falso positivo não compromete a capacidade de dirigir dos motoristas.
