TCE
ATENÇÃO, MOTORISTA!

Detran/MS esclarece mitos sobre o teste do bafômetro e presença de álcool em pães de forma

Recentemente, viralizou uma notícia afirmando que pães de forma de algumas marcas possuem teor alcoólico detectável pelos bafômetros

24 julho 2024 - 11h40Da Redação
Detran: mitos sobre o teste de bafômetro vão de enxaguante bucal a pão de forma
Detran: mitos sobre o teste de bafômetro vão de enxaguante bucal a pão de forma - (Foto: Divulgação)

Frequentemente, circulam pela internet mitos sobre o teste de alcoolemia, conhecido como bafômetro, o que gera muitas dúvidas entre motoristas. O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) esclareceu essas dúvidas para evitar desinformação.

Canal WhatsApp

Recentemente, viralizou uma notícia afirmando que pães de forma de algumas marcas possuem teor alcoólico detectável pelos bafômetros. Casos similares ocorreram no passado com bombons de licor e enxaguantes bucais que contêm álcool em sua composição.

Segundo o Detran/MS, nesses casos, o resultado positivo do bafômetro é temporário. Após 5 ou 10 minutos de espera e a realização de um novo teste, o motorista será liberado, desde que não tenha ingerido bebida alcoólica que esteja no seu organismo. O álcool presente nesses produtos fica temporariamente na mucosa da boca e não no sangue, evaporando em poucos minutos após o consumo ou exposição.

O gerente especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran/MS, Ruben Ajala, explica que os agentes de trânsito são treinados para lidar com as situações. "Inicialmente, é realizado um teste passivo, onde o motorista assopra de longe em direção ao equipamento. Se o resultado for positivo, o agente observa sinais de embriaguez e, após 10 minutos, realiza um novo teste. Se este der negativo, o motorista é liberado; caso contrário, o motorista será penalizado conforme a lei", revela.

O Conselho Federal de Farmácia divulgou uma Nota Informativa afirmando que, embora possa haver presença de álcool em pães de forma, a quantidade não é suficiente para produzir um resultado positivo definitivo no bafômetro. Esse falso positivo não compromete a capacidade de dirigir dos motoristas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas