ribas
AutoNews

Chevrolet apresenta no Salão de Detroit conceito de carro elétrico acessível e com ampla autonomia

14 janeiro 2015 - 09h07Editor
Bolt EV
Bolt EV
Comper

A apresentação do Bolt EV, hoje, no Salão de Detroit deixa evidente o comprometimento da Chevrolet com a eletrificação do automóvel. O modelo é um conceito de carro 100% elétrico acessível e com ampla autonomia. Foi desenvolvido para custar na faixa dos US$ 30 mil e percorrer mais de 320 quilômetros com uma recarga das baterias.

“O conceito do Bolt EV quebra paradigmas no mercado de veículos elétricos pois foi feito para as massas, não para milionários”, argumenta Mary Barra, CEO da General Motors. “A Chevrolet acredita que a eletrificação é um pilar para o futuro dos transportes e precisa estar disponível a um grupo maior de consumidores”.

Aproveitando-se dos mais modernos conceitos tecnológicos estabelecidos pelo Volt e pelo Spark EV, o Bolt EV foi projetado para ser uma referência em desempenho neste segmento, tanto nos Estados Unidos como em outros mercados globais.

O motorista pode configurar o veículo conforme a sua utilização: urbana, rodoviária ou fim de semana. Os diferentes modos ajustam, por exemplo, a velocidade de resposta ao comando do pedal do acelerador, a altura do veículo em relação ao solo e o nível de rigidez da suspensão.

O conceito da Chevrolet EV também foi pensado para suportar recargas rápidas. Em menos de 45 minutos na tomada, o carro pode completar até 80% da carga das baterias, dependendo de variáveis, como o clima.

"São grandes avanços, o que tornam um veículo totalmente elétrico mais prático e funcional ao uso cotidiano", acrescenta Barra. "O Bolt EV demonstra o compromisso da General Motors com a eletrificação do automóvel e a grande capacidade de engenhosidade da marca."

Com características de um crossover, o modelo também inova na estética. A sua proporção única, com praticamente nenhuma saliência na parte frontal ou traseira, otimiza o espaço interior e cria um clima acolhedor para até quatro ocupantes. Materiais leves, incluindo alumínio, magnésio, fibra de carbono e até tecido enriquecem o design e, ao mesmo tempo, ajudam a reduzir o peso do carro.

A otimização da eficiência energética também vem com as soluções aerodinâmicas, como os para-lamas traseiros com aberturas para a melhor passagem do ar.

“Forma e função nunca foram combinadas tão bem”, diz Ed Welburn, vice-presidente global de design da GM. “Nenhuma concessão foi feita no que diz respeito à estética e a elementos que contribuem para a maior autonomia do Bolt EV, resultando em uma proporção única entre elegância, eficiência e, obviamente, a identidade Chevrolet”.

O conceito possui interior arejado, reforçado pela grande área envidraçada que se estende até a cobertura. Aliás, teto e aerofólio são integrados, formando um conjunto charmoso e atlético. Já o estilo da traseira lembra a de um hatch e usa material acrílico para ajudar a transpassar mais luz natural no interior.

O farol de LED de alta intensidade e os elementos das lanternas estão alojados em lentes cuidadosamente facetadas como joias para proporcionar uma aparência de plasma quando iluminadas, criando uma assinatura visual por meio do efeito da luz.

Interior arejado e intuitivo

Por dentro, o Bolt EV passa a sensação de ser grande e espaçoso, reforçada pelo assoalho plano, por dimensões generosas para a cabeça e as pernas dos ocupantes e pela escolha das cores dos revestimentos, além da ampla área envidraçada.

O ambiente arejado e high-tech da cabine é reforçado pela arquitetura leve de assentos montada em pedestais de alumínio exposto, gerando um efeito de flutuação. O console minimalista também parece suspenso.

“O interior do Bolt EV foi feito para ser um aconchegante, com materiais e tecnologias que reforçam o ambiente arejado e ajudam a contribuir para a eficiência geral do veículo”, conta Welburn. “Ele também incorpora a tecnologia de uma maneira mais sutil e simples, para uma experiência de condução mais suave - particularmente em ambientes de trânsito intenso."

O layout interior de cockpit duplo, característico da Chevrolet, foi interpretado exclusivamente para o Bolt EV para tornar a experiência de condução mais fácil e agradável. Os painéis das portas possuem uma aparência única com efeitos que se destacam à noite.

Algumas das tecnologias do carro podem ser acessadas via smartphone por meio de um aplicativo específico, que permite:

  • Travar e destravar as portas do veículo à distância;
  • Usar o automóvel de forma compartilhada;
  • Incorporar a função de estacionamento autônomo. No pátio de um shopping,

por exemplo, o motorista pode desembarcar e ordenar ao veículo que procure uma vaga livre, sem a necessidade de ninguém a bordo e com total segurança.

Uma tela de 10 polegadas sensível ao toque com interface inovadora complementa o aplicativo. Ela permite a projeção de todas as funções de comando e de consulta em relação ao sistema.

Banner Whatsapp Desktop