Desde que a Volkswagen desistiu de fabricar a Parati, a Spacefox ganhou a supremacia dentre as station wagon nacionais, dividindo o pódio com a Palio Weekend, da Fiat. No entanto, o design nunca foi unanimidade. Falta proporção e arrojo para ser uma perua com apelo esportivo, como sempre foi a Parati.

A reestilização sofrida recentemente, a mesmo feita no hatch Fox, resolveu o problema. A nova Spacefox convence com um misto de esportividade e funcionalidade, oferecendo espaço para uma família, mas que tem presença entre os motoristas mais jovens, que querem levar sua prancha de surf ou bicicleta.
Design – A nova frente segue o novo padrão mundial da Volkwagenn, já adotados no Golf e Polo europeus, com farol mais moderno, frente mais reta, frisos cromados, dando mais proporcionalidade ao design e fazendo com que o carro pareça de uma categoria superior.
O rack no teto ganhou novo design, com um arco menos arredondado, mais esportivo. A nova lanterna segue o estilo dos novos |SUVs coreanos.
Espaço – Quem compra uma perua que espaço e a Spacefox tem de sobra. O espaço para motorista e passageiros é bom, assim como o espaço para quem vai no banco de trás. Ainda tem a vantagem do banco modular, que permite que se escolha ter mais espaço para os passageiros ou para bagagem.
O porta-malas tem boa capacidade de carga. A área envidraçada também é boa, favorecendo a visibilidade.
Qualidade no acabamento – Aqui vai uma grande evolução. Quem pagava mais de R$ 40 mil numa perua, queria um acabamento condizente, não de carro popular. Quem comprava a Spacefox reclamava do excesso de plástico e, principalmente, do painel de Kombi, feio e difícil de ler.
Agora, ninguém reclama mais. O painel é completo e bonito, o volante é o mesmo o Passat alemão e, para as versões mais caras, é possível equipar o carro com bancos de couro. Os comandos estão bem localizados.
Andando com o carro – O Spacefox “veste” bem o motorista e, com o novo volante, a “pegada” é mais esportiva, apesar da posição de dirigir ser mais alta, parecida com uma minivan.
O motor 1.6 flex leva bem o carro pois tem bom torque. O carro anda bem tanto com álcool como com gasolina e o câmbio I-Motion traz conforto, só que ainda não é um automático, pois dá trancos na hora da troca (embora menos que o automatizado da Fiat).
A Spacefox é estável e firme nas curvas, comprovando seu compromisso com a esportividade. A direção é leve e progressiva e os freios são eficientes, mesmo exigidos de forma ríspida.
