
Começou nesta última terça-feira (13) a 4ª edição da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar), em Dourados, a feira de tecnologia e conhecimento para a agricultura familiar, com a presená do presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

“Se hoje somos referência em produção familiar, muito se deve às pesquisas e tecnologias desenvolvidas pelas instituições, além de políticas públicas e conhecimento técnico oferecido, por exemplo, pelo Senar MS. Teremos muitas inovações a serem apresentadas a vocês, para que as apliquem no campo, para um melhor desempenho de suas atividades.Aproveitem essa oportunidade”, disse Bertoni.
O Prefeito Alan Guedes, acompanhado do secretário de Agricultura Familiar Ademar Zanatta e de Cleriston Recalcatti, de Desenvolvimento Econômico, visitou os estandes, conversou com expositores, público e destacou a importância de um evento dessa magnitude, não apenas para o município, mas para discutir e melhorar os resultados da agricultura familiar de toda a região da Grande Dourados.
“A Prefeitura será sempre parceira de eventos que vem para aglutinar, trazer conhecimento e diversificação na produção. Tudo isso é garantia de dias melhores na produção, especialmente na agricultura familiar e também na agricultura na Reserva Indígina. A Tecnofam está aí para difundir práticas que já são bem sucedidas e aprender coisas novas para implementar no dia a dia do trabalho. Evento super importante de uma parceria da Prefeitura com a Embrapa para discutir a agricultura familiar na nossa região”, disse Alan Guedes.
O evento acontece até dia 15, reunindo mais de três mil pessoas entre agricultores familiares, técnicos e estudantes que poderão conhecer as principais tecnologias voltadas para a produção rural familiar.
A Tecnofam 2022 é uma realização da Embrapa com apoio do Governo de MS (Semagro e Agraer); Prefeitura de Dourados, Associação de Produtores Orgânicos de MS, Fundapam, Sebrae/MS e Sindicato Rural de Dourados.
Novidade - Nesta edição, os organizadores planejaram a Tecnofam Kids, realizada pela Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com a Embrapa Pantanal (Corumbá) e a Prefeitura Municipal de Dourados. Grupos de alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) percorrerão roteiros criados especificamente para o público infanto-juvenil.
A Embrapa Pantanal está organizando uma estação de “conservação da fauna”, onde os animais taxidermizados serão expostos e mostrarão suas características, seus hábitos alimentares e seu ambiente natural, além de uma ação envolvendo a participação de estudantes na identificação de pegadas de animais, como uma forma dinâmica de entender como ocorre a transmissão de doenças entre animais domésticos, animais silvestres e pessoas, enfatizando a importância da ciência cidadã e da saúde do indivíduo.
O Senar/MS está presente com vitrines da Assistência Técnica e Gerencial em Piscicultura, Horticultura, Fruticultura e Agroindústria, além do Circuito Rural, uma parceria com Sebrae MS.
