tjms
SUINOCULTURA

Programa leva capacitação e consultorias a pequenos suinocultores em cinco municípios de MS

Trilha de conhecimento leva gestão, sustentabilidade e boas práticas a pequenas propriedades em São Gabriel do Oeste e região

16 julho 2025 - 07h55Redação
Produtores associados à Cooasgo participam de trilha de conhecimento promovida pelo convênio entre Sebrae/MS e Aurora
Produtores associados à Cooasgo participam de trilha de conhecimento promovida pelo convênio entre Sebrae/MS e Aurora

O convênio entre o Sebrae/MS e a Aurora Alimentos está promovendo capacitações para suinocultores de Mato Grosso do Sul, com foco em gestão, produtividade e sustentabilidade. A ação, desenvolvida por meio do programa de encadeamento produtivo, tem como objetivo qualificar pequenos produtores ligados às cooperativas Cooasgo e Copérdia.

Canal WhatsApp

A iniciativa integra a chamada “trilha de conhecimento”, com cursos e consultorias voltadas à melhoria da gestão nas propriedades, redução de perdas, organização e aplicação de boas práticas no dia a dia. O projeto vai até abril de 2026 e atende atualmente 25 propriedades em municípios como São Gabriel do Oeste, Camapuã, Bandeirantes, Rio Verde e Rio Negro.

Representantes do Sebrae/MS, Aurora e Coasgo marcaram presença em primeiro dia de capacitação.Representantes do Sebrae/MS, Aurora e Coasgo marcaram presença em primeiro dia de capacitação.

Entre os temas abordados estão descarte correto, organização, limpeza e biosseguridade. As atividades incluem aulas teóricas e práticas, além de dias de campo com demonstrações de tecnologias e manejo adequado dos animais.

Segundo o analista do Sebrae/MS Vinícius Pacheco, o trabalho busca “transformar pequenas propriedades em empresas rurais organizadas e sustentáveis”. O gerente de desenvolvimento rural da Aurora, Marcos Tolentino Lopes, destaca que o conteúdo repassa princípios do cooperativismo e já mostra resultados práticos, como melhor conversão alimentar e maior produtividade.

Em Campo Grande, produtores associados à Copérdia participaram de curso de qualificaçãoEm Campo Grande, produtores associados à Copérdia participaram de curso de qualificação

A presidente da Cooasgo, Rainer Josef Ruiz De Geoeghr, afirma que os cursos têm gerado mudanças visíveis nas fazendas e até na vida pessoal dos participantes. “Muitos aplicam o aprendizado em casa, melhorando também o controle financeiro da família”, disse.

No dia 11 de julho, produtores participaram do 2º Dia de Campo, em São Gabriel do Oeste, com palestras sobre natalidade, manejo e gestão de pessoas. Já em Campo Grande, associados da Copérdia participaram do curso “De olho na qualidade rural”.

Entre os participantes, a produtora Maria de Lurdes Poli, que iniciou há pouco na suinocultura, disse que o curso tem sido fundamental para o aprendizado. Outro produtor, Edson Oliveira, ressaltou que a qualificação oferece uma visão mais estratégica do negócio.

Em São Gabriel do Oeste, qualificações trabalham temáticas como gestão e sustentabilidade nas propriedadesEm São Gabriel do Oeste, qualificações trabalham temáticas como gestão e sustentabilidade nas propriedades

A analista do Sebrae Cíntia Esgalha diz que o interesse dos produtores tem superado as expectativas. “Inicialmente, prevíamos atender 18 propriedades. Hoje, já são 25 e com procura crescente”, afirmou.

O projeto tem foco em eficiência, redução de custos e inserção competitiva dos pequenos produtores no mercado.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas