
Mulheres da agricultura familiar estão ganhando mais espaço e autonomia em Mato Grosso do Sul com o projeto “Nós do Campo”, que chegou nesta quarta-feira (2) aos assentamentos Aldeia e Santa Clara, no município de Bataguassu. A ação é promovida pela MS Florestal e pelo Bracell Social, com apoio da prefeitura local.

O foco do projeto é valorizar a força feminina no campo, por meio de capacitação técnica, formação de lideranças e incentivo à geração de renda. Ao todo, 40 mulheres participaram do primeiro encontro, que apresentou os objetivos e estratégias para os próximos meses.
Entre as atividades previstas estão: assistência técnica, cursos de liderança, apoio na comercialização de produtos, acesso a feiras e orientação sobre captação de recursos. O objetivo é fortalecer a produção familiar, principalmente na cadeia do leite, e dar visibilidade ao papel da mulher rural como líder e gestora.
“Esse tipo de projeto incentiva a gente a trabalhar melhor. Antes, era tudo meio no escuro. Agora, temos orientação”, contou Maria do Carmo Correia, produtora rural da região.
Além de Bataguassu, o projeto também será levado a assentamentos em Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul.
