
Dados do Projeto SIGAMS indicam que até 10 de outubro foram plantados 16,6% da área estimada para soja em Mato Grosso do Sul, cerca de 796 mil hectares.

A região sul do estado é a que mais avança, com média de 23,8% de área já semeada, seguida pelo centro (6,7%) e norte (2,4%). Em Aral Moreira, mais da metade da área própria para soja já está plantada; em Três Lagoas, o índice ultrapassa os 40%, enquanto Rio Brilhante se aproxima dos 20%.
Para o assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Faedo Aguena, as chuvas têm sido determinantes. “O regime de precipitações no sul tem permitido bom ritmo de plantio. Estamos 1 ponto percentual à frente da safra passada e 8% acima da média histórica dos últimos cinco anos. Esses números indicam condições muito favoráveis”, afirmou.
A previsão climática para esta semana aponta céu com sol entre nuvens, aumento de nebulosidade durante o dia e possibilidade de chuvas, tempestades, raios e rajadas de vento.
Para a safra 2025/26, estimativa do SIGAMS projeta crescimento de 5,9% em relação ao ciclo anterior, atingindo 4,7 milhões de hectares. A produtividade esperada é de 52,8 sacas por hectare, com produção estimada em 15 milhões de toneladas. No mercado, a saca de soja em MS está cotada em média a R$ 121,41, enquanto o milho alcança R$ 50,14.
