segov dengue
MEL PANTANEIRO

Indicação Geográfica do Mel do Pantanal e apicultura são discutidas em MS

Reunião e encontro abertos ao público debatem perspectivas para as atividades.

3 dezembro 2015 - 13h50DA REDAÇÃO
Os eventos acontecem nos dias 04 e 05 de dezembro, voltados para quem trabalha com a atividade ou tem interesse em começar em Mato Grosso do Sul.
Os eventos acontecem nos dias 04 e 05 de dezembro, voltados para quem trabalha com a atividade ou tem interesse em começar em Mato Grosso do Sul. - Embrapa
Comper

Nos dias 04 e 05 de dezembro, sexta-feira e sábado, a apicultura e a Indicação Geográfica (IG) do Mel do Pantanal serão discutidas em eventos voltados para quem trabalha com a atividade (ou tem interesse em começar) em Mato Grosso do Sul. Nesta sexta, o Conselho de Entidades Apícolas do Pantanal irá se reunir para uma Assembleia Extraordinária. Os representantes irão debater assuntos voltados à inclusão da IG nos produtos, caracterizada pelo selo que comprova a origem do mel pantaneiro.

"A IG do Mel do Pantanal representa uma forma de acesso ao mercado para o apicultor pantaneiro. Produzir é a parte mais fácil dessa atividade. Comercializar e fidelizar o consumidor é a parte em que as grandes empresas investem, principalmente na área de propaganda e marketing. O motivo é justamente esse: para conquistar os compradores. A IG pode ajudar muito nisso e também contribuir para elevar o nível de profissionalização da Apicultura em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul", diz Vanderlei dos Reis, pesquisador da Embrapa Pantanal e um dos coordenadores do evento. Este ano, o Mel do Pantanal recebeu a primeira certificação de Indicação Geográfica concedida para mel em todo o país. Para Vanderlei, o selo é um grande diferencial para a agregação de valor aos produtos apícolas pantaneiros.

Além da reunião na sexta, os apicultores do estado poderão participar do 9º Encontro Estadual de Apicultores e Meliponicultores de Mato Grosso do Sul, que será realizado neste sábado na cidade de Água Clara (MS). Durante o encontro, serão oferecidas palestras sobre temas como a prevenção de acidentes e ações defensivas com abelhas africanizadas. "Trazemos assuntos que são de interesse desses profissionais. Nós temos quatro palestras este ano e também contamos com a exposição de equipamentos e produtos apícolas para serem comercializados", afirma Gustavo Bijos, presidente da Feams e um dos coordenadores da iniciativa. "É um evento de confraternização entre os criadores de abelhas, empresários do setor apícola, pesquisadores e todos os envolvidos com a apicultura e meliponicultura. É um encontro para que a gente reveja amigos e troque conhecimentos".

Tanto a reunião quanto o encontro são abertos ao público e gratuitos. Confira a data, o horário e o local de realização de cada um:

Serviço

Assembleia Geral Extraordinária da Identificação de Origem (IG) do Mel do Pantanal
Data: 04/12/2015, sexta-feira
Horário: das 13:30 às 17:30h
Local: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) – rua Marcino dos Santos, 401, Bairro Cachoeira II. Campo Grande (MS)

9º Encontro Estadual de Apicultores e Meliponicultores de Mato Grosso do Sul
Data: 05/12/2015, sábado
Horário: das 08h às 18h
Local: Centro Cultural de Água Clara - rua Fernando Bastos Júnior, 609. Água Clara (MS)

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas