
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) de Mato Grosso do Sul anunciou, por meio de resolução publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (05), o período oficial para o plantio da soja na safra 2025/2026. O novo cronograma estabelece que a semeadura ocorrerá entre 16 de setembro e 31 de dezembro de cada ano.

Com a medida, a resolução revoga a de 2023, que previa o fim do período de semeadura até o dia 24 de dezembro. O objetivo da mudança é otimizar a produção agrícola e garantir a saúde da cultura.
Além disso, a resolução estabelece o vazio sanitário da soja, que teve início em 15 de junho e seguirá até 15 de setembro, conforme diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Durante esse período, fica proibido o cultivo ou a presença de plantas de soja em qualquer estágio de desenvolvimento, com o intuito de reduzir a sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática, uma das doenças mais devastadoras para a cultura.
A ferrugem asiática pode resultar em perdas de até 75% da safra, devido à alta capacidade de reprodução e disseminação do fungo. A medida visa proteger as lavouras e garantir maior produtividade e sustentabilidade para a agricultura sul-mato-grossense.
