
Dourados, a 250 km de Campo Grande, alcançou uma posição de destaque no ranking das melhores cidades para se fazer negócios na categoria Agro, segundo a revista Exame e a Urban Systems.

Em 2023, o município posicionou-se em 8º lugar, um avanço significativo comparado à 69ª posição em 2022. O ranking é baseado no Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que avalia as condições oferecidas pelas cidades para o desenvolvimento empresarial.
Alan Guedes, prefeito de Dourados, ressalta a importância desse salto no ranking como indicativo do desenvolvimento e do potencial agropecuário da cidade. "O setor é um pilar econômico de Dourados, com um PIB que movimenta mais de R$ 1 bilhão anualmente, englobando desde a agricultura familiar até grandes produtores de grãos", explica.
Ranking indicando Dourados - (Foto: Reprodução)
A Prefeitura tem desempenhado um papel fundamental nesse progresso, fornecendo suporte aos trabalhadores e empregadores do campo. Dentre as iniciativas, destacam-se a oferta de patrulha agrícola, melhoria de infraestrutura para escoamento da produção, programas de capacitação, e incentivos para a instalação de empresas ligadas ou não ao agronegócio.
O Programa de Desenvolvimento Econômico de Dourados (PDE) oferece incentivos como doação de áreas em polos industriais e isenções fiscais, visando atrair novos investimentos. "A gestão municipal tem como missão facilitar o processo de instalação de empresas, reduzindo a burocracia e promovendo o crescimento econômico local", detalha.
