
A Ponta Agrotec 2025, que acontece em novembro, em Ponta Porã (MS), contará com a participação especial do Circuito Aprosoja/MS, que levará conhecimento técnico e inovação aos produtores e profissionais do setor agrícola. Um dos principais temas abordados será a aplicação da inteligência artificial na certificação e classificação de grãos, especialmente a soja.

Os minicursos promovidos pelo Circuito Aprosoja/MS serão realizados na Sala B do Majestic Hall, nos dias 5 (às 13h), 6 e 7 de novembro (às 8h), com a participação de especialistas renomados como Tiago Agne, Paula Dalla Vechia, Renan Buque Pardinho, Dany Corrêa do Espírito Santo, Diego Nogueira Batista e Jaqueline Alves da Silva.
Certificação técnica e valorização do produtor - Durante os encontros, os profissionais apresentarão os critérios técnicos de classificação da soja, conforme as Instruções Normativas nº 11 e nº 37 do Ministério da Agricultura (MAPA), que avaliam características como umidade, impurezas e defeitos dos grãos — fatores decisivos para a qualidade do produto e sua valorização no mercado.
“A ideia é mostrar ao produtor como funciona a classificação oficial da soja, detalhando os parâmetros exigidos e explicando de que forma eles afetam o preço do grão. Esse conhecimento proporciona mais clareza e confiança nas negociações”, afirma Jaqueline Alves, engenheira agrônoma e instrutora do projeto.
Unidade móvel leva o laboratório até o campo - Outro atrativo será a Unidade Móvel da Aprosoja/MS, que estará presente durante toda a feira. O veículo é equipado para realizar, de forma prática e rápida, a análise e classificação dos grãos diretamente nas propriedades rurais. Os resultados são entregues na hora, permitindo decisões mais assertivas por parte do produtor.
“A Unidade Móvel aproxima o serviço do dia a dia do agricultor. Na feira, será possível acompanhar o processo de perto e entender os critérios de avaliação que impactam diretamente na rentabilidade”, destaca Jaqueline.
O serviço é gratuito para associados da Aprosoja/MS e contribui para melhorar o controle de qualidade da produção, além de gerar economia e fortalecer a confiança no mercado comprador.
Integração entre conhecimento e desenvolvimento regional - Com a proposta de levar informação técnica aliada à inovação, o Circuito Aprosoja/MS reforça o papel da Ponta Agrotec como espaço de troca de experiências, valorização do agronegócio e estímulo ao desenvolvimento sustentável da fronteira agrícola sul-mato-grossense.
As inscrições para a Ponta Agrotec 2025 já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento: www.pontaagrotec.com.br.
Programação do Circuito Aprosoja/MS na Ponta Agrotec 2025
5 de novembro – 13h
6 e 7 de novembro – 8h
Local: Sala B – Majestic Hall, Ponta Porã/MS
